Uma forma de traçar planos de ação que contemplam a visão de futuro que o empresário desenvolveu para a empresa é através do planejamento estratégico. Como o próprio nome já diz, o planejamento estratégico auxilia a empresa na definição de objetivos e estratégias para que estes sejam alcançados.

Como vimos no último post, esse planejamento é fundamental para atingir grandes resultados e diferenciar a companhia no mercado, o planejamento estratégico é cada vez mais comum e bem elaborado nas corporações de todo o mundo, possibilitando uma comunicação mais clara e, com isso, um maior entendimento e sinergia entre empresas, clientes, público-alvo e funcionários.

Ter uma visão clara do futuro da empresa, estar preparado para tomar decisões e estar disposto a enfrentar desafios é essencial a todo empresário. E por isso, mostraremos alguns passos para que possa montar seu planejamento estratégico de forma prática e estruturada.

  • Determine a missão, visão e valores da corporação

A definição de missão, visão e valores (MVV) da empresa deve ser totalmente conhecida, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas. Isso é crucial para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo, bem como respeite as crenças da organização.

Se ainda não possui essa declaração de MVV, faz-se necessário desenvolvê-la. Entenda melhor cada um dos elementos:

Missão: é a razão pela qual a empresa existe;

Visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);

Valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.

  • Estabeleça as metas e os objetivos desejados

O caminho pelo qual se deseja seguir é o segundo passo do planejamento, e os objetivos que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos. Por essa razão, é indispensável que estabeleça objetivos e metas inteligentes. Mas como fazer isso?

Primeiro, deve-se entender que há uma diferença entre os objetivos e as metas. Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

  • Estude o mercado

O mercado é extremamente competitivo e para não perder espaço é preciso analisar detalhadamente o cenário e o ambiente que cercam e englobam sua empresa. Através dessa avaliação é possível planejar de forma minuciosa para alcançar o sucesso.

Para compreender melhor como seu negócio funciona diante ao mercado, utilize a análise SWOT para fazer um estudo de maneira detalhada para entender quais são os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da sua empresa.

Um dos benefícios da análise, é a melhoria do conhecimento sobre o empreendimento, e a identificação de características que muitas vezes não foram percebidas. E o outro proveito, é o aperfeiçoamento da visão sobre o mercado que o negócio atua.

  • Analise o ambiente interno da organização

É necessário conhecer bem os recursos da empresa, afinal, grande parte do sucesso do plano depende deles. Questões como pessoas motivadas, processos claros, produtos de qualidade e instalações adequadas são de grande valor, então não deixe de analisá-las.

Faça uma lista dos principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da corporação.

Para ficar claro, um ponto forte (ou força) é tudo aquilo que beneficia a empresa, como pessoas motivadas, tecnologias de ponta e processos eficazes. Um ponto fraco (ou fraqueza), por sua vez, consiste em tudo que pode prejudicar o negócio, como máquinas ultrapassadas, profissionais desqualificados e excesso de burocracia.

  • Dê atenção especial ao público-alvo

Na grande maioria das vezes, o público-alvo do planejamento são os consumidores finais, objetivando engajá-los em novas decisões de compra e fidelizá-los. Por causa disso, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra.

É possível segmentar os clientes em quatro principais aspectos:

Geográficos: cidade, estado, país, etc.;

Demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;

Psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;

Comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.

Ao entender seu público-alvo, você poderá traçar uma estratégia mais eficaz de engajamento. Essas informações poderão ser vistas como um ponto forte no aspecto mercadológico, além de poderem representar uma ótima vantagem em relação aos concorrentes.

  • Desenvolva um plano de ação

O plano de ação simboliza as tarefas que devem ser feitas para se chegar às metas e aos objetivos inicialmente definidos. Geralmente, esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada de 5w2h, que representa 7 palavras do inglês:

5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?);

2 H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).

Monte uma tabela com as respostas para essas questões-chave. Desse modo, você terá um documento auxiliar para a implementação de cada etapa do plano e poderá definir com clareza o que deve ser feito e como deve ser feito. No final, as chances de sucesso na execução serão ainda maiores.

  • Avalie os resultados finais atingidos

A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia e a partir disso modificar ou manter as ações com base nos resultados que atingiram. Assim, é possível entrar em um processo de aprendizagem, garantindo melhores resultados no futuro.

É importante anotar e arquivar os resultados obtidos, garantindo que possam ser vistos no futuro e que subsidiem novas estratégias corporativas. Caso o plano seja de longo prazo, é preciso dividi-lo em pequenos blocos e fazer essa análise em períodos menores.

 

Ao aplicar essas dicas, você terá um planejamento estratégico completo em mãos. No final, será possível diferenciar sua empresa da concorrência, garantindo a obtenção de resultados fora da curva. Obviamente não é tão simples desenvolver esse planejamento do zero, por isso, em muitos casos é necessário auxílio de empresas especializadas no desenvolvimento desse tipo de projeto.

 

Se você deseja aplicar esses passos na sua empresa, mas tem dúvidas sobre o processo, custo e benefícios, entre em contato conosco. Teremos o prazer de esclarecer essas dúvidas e mostrar a forma mais eficiente para um bom Planejamento Estratégico.

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