Como você descreveria um líder forte? Em um estudo, qualidades de liderança como assertividade, adaptabilidade, inteligência e conscientização foram citadas como as mais importantes para o desenvolvimento de liderança.

As pesquisas mostram claramente que os líderes transformacionais – líderes que são positivos, inspiradores e que fortalecem e desenvolvem seguidores – são líderes melhores.

A performance de um líder pode ser decisiva dentro do desenvolvimento da empresa. Isso porque ele é o responsável direto na tarefa de guiar a equipe rumo aos objetivos da instituição.

Por isso, é essencial garantir boas chefias com um Programa de Desenvolvimento de Liderança.

Além de um simples “cobrador de metas”, hoje as empresas buscam gestores que consigam desenvolver o potencial dos colaboradores e estimulá-los.

O que é necessário para abraçar essas qualidades valiosas e ter um desenvolvimento de liderança na empresa mais forte e eficaz? Aprenda algumas dicas e ideias a seguir para trabalhar o desenvolvimento de liderança e descobrir como implementar essas estratégias em sua empresa:

Comece entendendo seu estilo de liderança

Entender seu atual estilo de liderança é essencial. Quais são os seus pontos fortes? Quais áreas precisam de alguma melhoria? Uma maneira de começar a avaliar suas habilidades é fazer um teste de estilo de liderança com a equipe para ter uma ideia geral de como você lidera.

Depois de ter concluído o teste, leia sobre as principais características do seu estilo dominante. Essas qualidades estão ajudando ou atrapalhando sua liderança? Depois de determinar quais áreas precisam de algum trabalho, você pode começar a procurar maneiras de melhorar suas habilidades de liderança como cursos de liderança e gestão de pessoas.

Incentive a criatividade

A estimulação intelectual é uma das qualidades de liderança que definem a liderança transformacional. Os funcionários precisam ser encorajados a expressar sua criatividade. Líderes eficazes devem oferecer novos desafios com amplo apoio para atingir esses objetivos.

Uma maneira de promover a criatividade é oferecer desafios aos membros do grupo, certificando-se de que os objetivos estão ao alcance de suas habilidades. O objetivo desse tipo de exercício é fazer com que as pessoas ampliem seus limites, mas não desanimem com as barreiras ao sucesso.

Sirva como um modelo

A influência é outro dos quatro componentes-chave da liderança transformacional. Líderes transformacionais exemplificam os comportamentos e características que eles encorajam em sua equipe. Eles são próximos e conversam. Como resultado, os membros do grupo admiram esses líderes e trabalham para imitar esses comportamentos no desenvolvimento de liderança.

Se você quiser se tornar um líder melhor, trabalhe no modelo das qualidades que gostaria de ver nos membros de sua equipe.

Ouça e comunique-se efetivamente

Outra importante qualidade de desenvolvimento de liderança envolve um foco no fornecimento de comunicação individual com os membros do grupo. Bons líderes devem expressar sincero cuidado e preocupação com os membros de seu grupo verbal e não verbalmente.

Ao manter as linhas de comunicação abertas, esses líderes podem garantir que os membros do grupo se sintam capazes de fazer contribuições e receber reconhecimento por suas conquistas.

Tenha uma atitude positiva

Líderes transformacionais têm uma atitude otimista que serve como fonte de inspiração para os seguidores. Se os líderes parecerem desencorajados ou apáticos, os membros do grupo provavelmente também ficarão sem inspiração.

Mesmo quando as coisas parecem sombrias e seus seguidores começam a sentir-se desanimados, tente manter-se positivo. Isso não significa ver as coisas através de óculos cor-de-rosa. Significa simplesmente manter um senso de otimismo e esperança diante dos desafios.

Motive sua equipe

Líderes transformacionais também fornecem motivação inspiradora para encorajar seus seguidores a entrar em ação. Claro, ser inspirador nem sempre é fácil. Felizmente, você não precisa de discursos motivacionais para despertar os membros do grupo.

Algumas ideias para inspiração de desenvolvimento de liderança incluem ser genuinamente apaixonado por ideias ou objetivos, ajudar os seguidores a se sentirem incluídos no processo e oferecer reconhecimento, elogios e recompensas pelas realizações das pessoas.

 

O que achou das dicas? Bons líderes e bons profissionais sempre estão em busca de crescimento. Nem sempre, porém, eles sabem como fazer isso. Já pensou em implantar esse programa de Desenvolvimento de Liderança em sua empresa, através de uma Consultoria especializada? Aprenda como desenvolver seu potencial de liderança por meio da compreensão de conceitos e técnicas relacionados às responsabilidades e habilidades inerentes ao papel do líder nas organizações. Entre em contato com a gente para saber mais a respeito e tirar suas dúvidas.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria

E-mail: janay@janayconsultoria.com.br