O mundo dos negócios vive em constante mudanças devido à fatores como o avanço tecnológico e a instabilidade política e econômica presente em nosso país. Tendo em vista que o mercado está sempre apresentando novidades, muitos investidores questionam a importância do planejamento estratégico pois, se tudo pode-se alterar a qualquer momento, surge uma dúvida, por que “gastar o tempo” planejando?

No entanto, uma empresa que realiza um bom planejamento possui um melhor entendimento sobre as mudanças nos ambientes internos e externos, identificando os problemas que podem surgir ao longo do caminho e as oportunidades de melhoria. Assim, essas empresas se tornam menos vulneráveis às movimentações do mercado.

O planejamento estratégico funciona como um ponto de partida para todas as ações que uma empresa realizará ao longo de um período para chegar na visão de futuro almejada. Ele ajuda a administrar tempo, recursos e energia para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa a longo prazo, ou seja, aquilo que vai trazer mais prosperidade à empresa.

Assim, o Planejamento Estratégico proporciona benefícios extremamente importantes: 

  • Favorece a comunicação

Com um bom planejamento estratégico a comunicação por parte dos funcionários da empresa se torna mais clara, pois todos irão possuir conhecimento sobre os objetivos e estratégias da instituição. Com isso, o engajamento por parte da equipe é melhorada e todas as camadas da empresa passam a seguir o mesmo objetivo.

 

  • Permite planejar os investimentos

Essa ferramenta auxilia as empresas a identificarem gargalos em seu processo e oportunidades de melhoria do mesmo, possibilitando a realização de um investimento assertivo. Além disso, essa metodologia evita que sejam tomadas atitudes por impulso e, assim, o empresário não realize um investimento através de seu “feeling empresarial”. Logo, é possível realizar uma análise para verificar se o investimento é ou não viável e benéfico aos objetivos da empresa e, também, apontar se é o momento certo para realizar tais investimentos.

 

  • Protege contra as mudanças do mercado

Cada vez mais o dinamismo do mercado aumenta e as empresas necessitam de adaptações para se manter competitiva no mercado. Com o planejamento estratégico as empresas ficam menos suscetíveis às mudanças, uma vez que a ferramenta indica o caminho a ser seguido em uma série de situações diferentes, permitindo que a empresa continue liderando vendas mesmo com mudanças repentinas.

 

  • Melhora a tomada de decisão

Ao se basear em uma análise de dados e informações, a tomada de decisão é facilitada, deixando de ser abrangente e tornando-se mais ágil, assertiva e voltada, especificamente, para os objetivos da empresa.

 

  • Ajuda a empresa se fortalecer

O planejamento não elimina a possibilidade de ocorrer erros, ele auxilia na tomada de decisão. Caso eles ocorram, tendem a causar um menor impacto devido ao prévio preparo contra possíveis imprevistos.

 

  • Funciona como vantagem competitiva

Muitas empresas iniciam suas operações sem realizar qualquer planejamento, desta maneira, ficam sujeitas a diversas condições de mudança. Com isso, as instituições que possuem um planejamento estratégico apresentam-se mais preparadas para imprevistos e “gaps” do mercado, ganhando uma enorme vantagem competitiva e tendo uma maior chance de sucesso.

 

Diante de todos esses benefícios fica claro a importância de investir em um bom planejamento estratégico. Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco através das nossas redes sociais. Ficaremos felizes em esclarecer essas dúvidas e te mostrar a melhor forma de planejamento para o crescimento da sua empresa.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria