Você sabe o que é cultura organizacional e porque ela é importante para sua empresa?

É provável que você já tenha ouvido falar que toda empresa precisa criar e trabalhar a cultura organizacional. Entretanto, poucos empreendedores sabem realmente o que significa e a importância da cultura de uma organização.

Para definir a importância desse tema para as empresas podemos dizer que a estratégia do negócio representa os tijolos, já a cultura organizacional seria a argamassa.

Ou seja, para construir uma parede sólida é necessário que ambos os componentes sejam de alta qualidade e bem produzidos, não é mesmo?

Agora como você descreveria a cultura organizacional da sua empresa?

Bem, se você não sabe por onde começar, está na hora de solucionar esse enigma e descobrir como criar uma cultura organizacional poderosa para sua empresa.  

Isso significa que você precisa criar uma cultura organizacional que esteja atrelada a estratégia do seu negócio, e aos seus clientes.  

 

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio. A cultura da empresa funcionará como um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários. Ou seja, suas práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças entre outros fatores.

Por que definir uma cultura organizacional é tão importante se ela não tem interferência direta com o cliente? 

A cultura organizacional não é relacionada apenas ao comportamento dos colaboradores, mas também a forma com que as estratégias e os seus clientes são tratados.

Um exemplo básico de crenças organizacionais é a famosa frase “O cliente sempre tem razão”. Pensando bem, será que ele sempre tem razão mesmo?

De nada adianta manter um cliente problemático que falta com respeito aos seus colaboradores, e desmotiva toda a equipe, comprometendo assim o desempenho e a produtividade da sua empresa.

Vale lembrar aqui, que cultura organizacional está diretamente ligada a motivação da sua empresa.

Não adianta dizer que as pessoas são movidas apenas a dinheiro, e que isso deve manter todos os funcionários motivados, isso pode até ser parte do sonho, mas a verdade é que dinheiro por si só não faz milagres.

Se uma organização não criar uma cultura organizacional forte e capaz de motivar todos os funcionários, ela provavelmente estará fadada ao fracasso.

 

Qual a importância de uma cultura organizacional?

Nada é mais frustrante para um funcionário que trabalhar em uma empresa que prega uma cultura organizacional moderna, mas no dia a dia a tal organização é tão burocrática quanto uma empresa conservadora.

Esse é o clássico caso de empresas que apesar de ter o conceito de cultura moderna, acaba não conseguindo implantá-la em sua empresa devido a divergência entre o planejado e o realizado.

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças valores e políticas internas e externas de uma empresa. Em outras palavras a cultura desenvolve diretrizes para uma empresa.

Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com os negócios, assim como uma cultura desorganizacional, pode acarretar problemas com produtividade, absenteísmo e rotatividade no ambiente de trabalho.

 

Percebe a importância de ter uma cultura organizacional forte em sua empresa? Se você tem curiosidade em saber como formar esse tipo de cultura para seu negócio, converse com a gente. Podemos te ajudar a criar estratégias para criar uma cultura organizacional forte, focada na visão missão e valores da sua organização.

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