Preocupar-se com as notícias é coerente e até mesmo desejável para estarmos em segurança, mas, para muitas pessoas, isso pode piorar os problemas já existentes. Acaba sendo muito para absorver. O medo de perder o controle e se tornar incapaz de tolerar incertezas são características comuns de muitos transtornos de ansiedade. 

Nesse contexto, a inteligência emocional foi e está sendo fundamental para mantermos de pé a nós mesmos e nossos objetivos. Como já falamos em diversos posts, Inteligência Emocional é o conjunto de competências relacionadas à capacidade de uma pessoa identificar e lidar com suas emoções pessoais e dos outros. Esse termo se popularizou muito depois do lançamento do livro de Daniel Goleman.

A partir disso, um grupo de psicólogos, alinhados à visão de Goleman, apontaram quais capacidades seriam necessárias para se viver bem, e concluíram que a Inteligência Emocional poderia ser reconhecida pelo domínio de 5 aptidões.

Autoconhecimento  
A chave principal, que ensaia um processo gradual de conhecer as próprias emoções, desenvolvendo uma autoconsciência das nossas respostas a cada estímulo.  

Autogestão  
Desenvolvido o autoconhecimento, o próximo passo é progredir para o autocontrole das emoções que nos incapacitam de reagir adequadamente; é não ficar à mercê dos próprios sentimentos, nos tornando hábeis para lidar com frustrações, ansiedade, tristeza, irritações, fracassos etc.  

Automotivação  
Trata-se de direcionar o controle emocional para o cumprimento de objetivos, entrando em um estado de fluxo mais produtivo e criativo, e menos impulsivo.  

Empatia
É a sutil habilidade de “escutar a emoção” do outro com sensibilidade, gerando uma força altruísta.  

Sociabilidade
É a arte de se relacionar, o que requer aptidão para lidar com as emoções das outras pessoas.  

 

Inteligência Emocional é uma habilidade que pode ser evoluída desenvolvendo-se cada um dos seus pilares. E lembre-se: não se trata de bloquear os sentimentos, mas sim, perceber a presença deles e saber reagir adequadamente. Isso vai mudar nossa percepção dos fatos e melhorar nossa qualidade de vida.

Convidamos você a conversar com a gente através de nossas redes sociais e expressar sua opinião. Se precisar de ajuda no seu desenvolvimento, fique à vontade e entre em contato conosco também. Temos as melhores e mais eficientes formas de capacitação disponíveis.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria