Todo mundo conhece a Disney. Muitos já visitaram algum parque da empresa em algum canto no mundo, outros tantos assistiram a algum filme da Disney, ou pelo menos sabe citar os nomes de alguns personagens. Mas, nem todo mundo conhece o homem por trás de tudo isso: Walt Disney, muito menos as lições de Walt Disney sobre negócios.

Já faz mais de 50 anos que ele nos deixou, mas o legado de Walt Disney é impressionante. Walt era um visionário, um empreendedor e um gênio criativo.

A história de Walt Disney é bem interessante, e seu começo passou bem longe de ser um estrondoso sucesso. Ele começou vários negócios que acabaram falindo: publicidade, estúdio de arte, seu primeiro estúdio de animação, dentre outros.

Algumas vezes em sua jornada, a situação se complicou tanto que Walt chegou a se alimentar com comida de cachorro, mas ao invés de se entregar ou desistir, ele sempre focou em encontrar a próxima coisa, logo que algo dava errado. E por essa persistência ele conseguiu atingir o sucesso. Pensando nisso, separamos algumas lições de Walt Disney para inspirar você, tanto nos negócios, como na vida.

 

Seja alguém que resolve problemas

Uma das características mais marcantes de Walt Disney era sua capacidade de observação e sua vontade de resolver problemas. Ao encontrar soluções ele tentava encontrar uma oportunidade no mercado para oferecer as soluções que havia criado.

Uma vez levou sua filha a um parque de diversões e enquanto a menina se divertia nos brinquedos, Walt reparou que os brinquedos estavam mal conservados, sujos e as pessoas operando os brinquedos não eram das mais simpáticas. Foi assim que ele idealizou a Disneylândia, um local limpo, bonito e seguro onde os pais poderiam levar seus filhos.

Esteja disposto a se reinventar

O primeiro desenho animado de Walt Disney a fazer sucesso não foi o Mickey Mouse, ao contrário do que muitos pensam. Foi Oswaldo O Coelho Sortudo, distribuído em parceria com a Universal Studios. Tudo ia bem, até que na hora de renovar o contrato. A Universal alegou que eles eram os detentores dos direitos autorais sobre a animação, demitiram Walt Disney e contrataram outro desenhista para dar sequência ao desenho animado. Não fosse o bastante, ainda contrataram toda a equipe de Walt Disney para trabalhar para eles.

Com isso ele voltou a ficar em uma situação delicada, mas foi então que em uma viagem de trem de Nova York para Hollywood que ele deu vida ao Mickey Mouse, que seria a reinvenção total de Walt e o que viria a dar à luz a Disney que conhecemos hoje.

Cerque-se de talento

O próprio Walt Disney chegou a afirmar que não era o desenhista mais talentoso do mundo, mas isso não o impediu de construir o império que é a Disney enquanto companhia. Ele não era o melhor executor, mas era um ótimo visionário. Walt sabia o que queria e certificou-se de se cercar dos melhores desenhistas do mundo para concretizar seus projetos.

Seja curioso

Walt Disney definitivamente tinha uma mente curiosa e inquieta, e isso levou a indústria de animação a um incrível desenvolvimento, quando ainda estava começando.

Ele entrou para a história como o responsável pelo primeiro desenho animado com som, o primeiro filme usando Live Action e animação combinados, e o primeiro desenho animado em formato de longa-metragem.

Sonhe grande e sonhe sempre

“Se você tem um sonho, pode transformá-lo em realidade. Sempre lembre-se de que tudo isso começou com um sonho e um rato”, disse Disney. Muitos empreendedores não sonham grande, e outros têm até medo de fazê-lo. É nesse momento em que o sonho se vai, e fica apenas o rato. “Todos os nossos sonhos poderão ser tornar realidade se houver a coragem de querer realizá-los”, afirmou o criador do Mickey. “E a forma de começar é parar de falar e começar a fazer.”

Seja persistente

“Eu acredito que não haja uma altura que não possa ser escalada por alguém que conheça o segredo de tornar sonhos realidade. Esse segredo é resumido em quatro Cs: curiosidade, coragem, confiança e constância. O mais importante é a confiança. Quando acreditar em algo, acredite com todas as suas forças!”, disse. Poucos sabem, mas a primeira empresa de Disney, a Laugh-O-Gram, faliu a ponto de ele mudar de cidade para fugir das dívidas. A falta de dinheiro era tanta que Disney procurava comida em latas de lixo, dormia de favor e tomava banho uma vez por semana na estação de trem. Mas tudo isso não o impediu de criar um novo estúdio em Los Angeles, para onde se mudou. “Todos caem. Dar a volta por cima é aprender a andar novamente.”

 

Acompanhar um pouco da trajetória de Walt Disney chega a ser emocionante. Além disso, é intrigante ver como um empreendedor que atingiu um estrondoso sucesso acabou passando por tantos altos e baixos (de verdade) antes de chegar lá.

Em tempos em que ninguém falava nada sobre resiliência, antifragilidade e mentalidade Walt Disney instintivamente já agia de acordo com o que hoje consideramos o mindset apropriado para o empreendedorismo. Certamente uma das mentes mais brilhantes e realizadoras que já passou por esse mundo.

Esperamos que essas lições também possam inspirar você a sonhar e não desistir dos seus objetivos. Gostou da leitura? Acesse nossas redes sociais e conte o que achou.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria