Todos nós precisamos de algo que nos inspire a levantar da cama todos os dias e que nos faça acordar dispostos e prontos para mais um dia de trabalho. Porém, quando somos indagados com “o que inspira você a ser um profissional melhor?”, o silêncio vem à mente por um momento. A inspiração surge de várias maneiras diferentes e cada um é inspirado por alguma motivação distinta. Mas no mundo corporativo, há momentos em que buscamos encontrar nossa própria razão de trabalhar.

A inspiração nos motiva a realizar algo e, realizando, nos sentimos motivados, isso nos fortalece e traz uma sensação boa, de bem-estar. Inspirar-se é descobrir o que gosta de fazer. Inspirar-se é se “redescobrir” diante das situações e, buscar novos caminhos. Inspiração e motivação estão intimamente ligadas. A motivação é importante para a realização dos seus sonhos e objetivos e para que busque inspiração para atingir aquilo que tanto almeja. Na Psicologia a motivação é a condição do organismo que influencia a direção para um objetivo, é o impulso para que leva a ação. 

Separamos algumas características que fazem bons profissionais sentirem inspiração e motivação para serem cada vez melhores:

 

Amar o que faz

Escolher uma carreira não é fácil, mas assim que decidimos nos dedicar a um tipo de trabalho, devemos gostar do que estamos fazendo. O contrário pode nos levar a uma frustração que pode afetar também a vida familiar, nossos sonhos e amizades. Por isso, é necessário acreditar no que se faz. Assim, você se sairá melhor no dia a dia.

Plano de carreira

Traçar um plano profissional requer muito foco. Afinal, você acaba pesando toda a sua vida na balança tentando delinear a melhor forma de atingir o objetivo final, que o leve ao crescimento e contentamento profissional.

Estabilidade financeira

Conforto, segurança, realização de sonhos e ser recompensado pelo seu esforço diário é muito gratificante. A sensação de pagar as contas no final do mês e também ter aquele dinheiro extra para gastar da forma que quiser ou mesmo a certeza de que terá a estabilidade de cuidar da sua família é algo em que todos pensamos.

Ser referência

Servir de exemplo para filhos, colegas de trabalho ou qualquer outra pessoa que conviva com você gera muita responsabilidade. Para se tornar essa pessoa, leva tempo. Porém, estar nessa posição é gratificante. Ser um bom exemplo não só nos cresce como pessoa, como acrescenta à vida de alguém.

Reconhecimento profissional

Quando realizamos um trabalho de forma correta, receber um feedback positivo do seu chefe, colega de trabalho ou cliente contribui com a produtividade do funcionário. Isso acontece porque o profissional passa a se dedicar mais, além do fato de sentir e perceber como é bom no que faz.

Admiração por alguém

Se prestarmos atenção, vamos perceber que os exemplos que nos rodeiam fazem diferença, pois sempre há pessoas que nos inspiram durante nossas vidas. Elas podem estar no nosso círculo amizade, familiar, profissional ou até mesmo serem celebridades.

Família

Colocar a família como um pilar que te inspira a ser um profissional melhor é lindo. Poder olhar para dentro da sua casa e se inspirar nas pessoas que estão ali é incrível. São eles que apoiam, ensinam a amadurecer, o respeito e os valores.

Valores da empresa

Ter um bom ambiente de trabalho e compartilhar os mesmos valores que o local escolhido para passar metade do seu dia é fundamental. É ali que irão acontecer as trocas de experiências, o contato com outros profissionais qualificados e o trabalho em equipe. Só que para dar certo, é necessário que haja respeito, transparência e saber a hora de falar e ouvir.

Desafio e conquista

Existem inúmeros passos para conseguir êxito nas metas traçadas por nós mesmos. Isso exige muita dedicação. Superar-se profissionalmente e também na vida pessoal é um desafio que requer comprometimento, requer olhar para trás e analisar o quanto se aprendeu e o quanto mais ainda se pode crescer.

Contribuir com as pessoas e ser melhor

Como um todo, queremos fazer o bem ao próximo e ser melhor. Aprender, impactar positivamente a vida de alguém e crescer junto com a empresa são os pontos destacados por vários profissionais.

 

E para você? Quais destes pontos são mais importantes para sua inspiração? Não se esqueça que você também pode estar sendo a inspiração de alguém. Isso também é motivação para crescer cada vez mais. Gostou da leitura. Acesse nossas redes sociais e deixe sua opinião.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria