Foi-se o tempo em que as pessoas eram vistas como simples engrenagens que poderiam ser facilmente substituídas dentro de uma organização. Cada vez mais as empresas encaram seus colaboradores como fatores críticos de sucesso. A gestão de pessoas surgiu como ferramenta competitiva e determinante para o sucesso de uma empresa.

Nesse contexto, a gestão de pessoas e recursos humanos acabou ganhando bastante força nos últimos tempos. Hoje em dia, administrar os recursos humanos e potencializar o desempenho de quem faz parte de uma empresa virou um grande diferencial competitivo.

Por isso, fazer a gestão de recursos humanos não se trata apenas de procurar deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados. Mas de criar uma estratégia completa, que envolve toda a organização em busca do desenvolvimento, capacitação e humanização de quem faz parte dela. E esse conceito está apoiado em cinco pilares essenciais:

Motivação

Normalmente esse será o ponto de partida e combustível para os outros 4 pilares da gestão de pessoas, pois qualquer empresa depende do comprometimento individual de cada pessoa que participa dela. Um funcionário sem motivação rende muito menos do que é capaz e está sempre pronto para sair na primeira oportunidade possível. Esse não é o perfil de trabalhador que as empresas buscam atualmente, muito pelo contrário, a auto motivação é um dos pontos essenciais buscados em processos seletivos.

Pensando na organização como um todo, o mais importante é entender o que motiva uma pessoa a fazer parte dela. Podem ser incentivos financeiros (altos salários e bônus), o propósito da empresa em si (qual a causa por trás do faturamento?), o desafio proporcionado a quem participa delas (a nível individual e coletivo), um plano de carreira consistente (desenvolvimento e valorização de funcionários).

Enfim, existe uma série de motivadores e cada pessoa reage de maneira diferente a cada um deles. Como eu falei, é necessário entender o que sua organização ou área possui de bom e focar nesse aspecto ao contratar.

 

Comunicação

Todo gestor reconhece a importância da comunicação. Para que uma empresa consiga alcançar quaisquer metas, independentemente do prazo, a comunicação clara e eficiente é fundamental. Não estamos nos referindo apenas à comunicação entre gestores e colaboradores, mas uma comunicação integrada, que faça com que a informação sempre esteja disponível quando for necessária. Os administradores devem incentivar o diálogo, quebrando as barreiras hierárquicas e trabalhando em conjunto com todo o time, para assim atingir um objetivo comum.

 

Trabalho em equipe

A empresa é um organismo só com um objetivo comum para todos, por isso não faz sentido cada setor ou cada equipe ter os seus próprios objetivos se eles não possuem ligação com os demais. Só conseguindo ver a importância do que todos estão realizando é que os funcionários sentem-se relevantes dentro de um ambiente organizacional.

Por isso muito mais do que aquele papo de ter um ambiente bacana, acreditamos em iniciativas que fazem com que o trabalho em equipe seja natural e orgânico ao trabalho em si na sua empresa ou área.

 

Conhecimento e competência

o sucesso não será possível caso os funcionários não possuam conhecimento e competência para executar suas tarefas. Sendo assim, é preciso que seja feito um planejamento que busque montar a melhor equipe possível e criar um ambiente em que todos consigam crescer juntos. Esse processo de construção passa pelo processo seletivo e construção de uma cultura organizacional de valores forte.

Para que isso aconteça o ideal é manter as práticas de gestão por competências – identificando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria dos profissionais – e de feedback, que permite estar sempre dando retorno sobre cada ação dos membros da equipe.

 

Treinamento e desenvolvimento

Quem fica parado acaba ficando para trás, e isso vale não só para a gestão da empresa como um todo, mas também para o desenvolvimento de cada funcionário. O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes, partindo conjuntamente da empresa e de cada um dos trabalhadores.

O mais importante é atingir um ponto de equilíbrio em que a empresa e o profissional estejam satisfeitos com o resultado da troca. Dessa forma todos ganham e têm a oportunidade de crescerem juntos, em uma parceria que tem tudo para dar certo.

Esperamos que tenha gostado do assunto e convidamos você a acompanhar nosso conteúdo pelas redes sociais. Expresse sua opinião, comente e saiba como crescer profissionalmente aprendendo habilidades importantes!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria