É cada vez maior a preocupação em manter as equipes de trabalho treinadas para realizarem com eficácia as tarefas diárias, baterem metas e atenderem bem os clientes da empresa. Para tanto, muitas organizações já investem ou pensam em investir na Universidade Corporativa.

A Universidade Corporativa é um instrumento-chave da estratégia de capacitação dos colaboradores. Gigantes como a distribuidora AmBev ou a fabricante de veículos Chevrolet já usam essa ferramenta para o treinamento e desenvolvimento das equipes.

Ter uma Universidade Corporativa dentro da empresa evidencia a preocupação da companhia com seus colaboradores. Isso é ótimo para o fortalecimento da marca empregadora.

Na Universidade Corporativa, os profissionais têm acesso a cursos e treinamentos para desenvolver seus conhecimentos, habilidades e atitudes. E a empresa ganha com funcionários mais motivados, produtivos e alinhados com seu propósito.

Como funciona uma universidade corporativa?

Quando falamos em um modelo de universidade corporativa, é preciso ter uma coisa em mente: nenhuma é igual a outra. Isso porque a universidade corporativa está intrinsecamente ligada ao DNA de uma empresa. Os conteúdos estão relacionados a sua cultura, visão, missão e valores. Levam em consideração as competências e habilidades que ela espera desenvolver em seus funcionários.

Por isso, não há um modelo a ser seguido. Primeiramente, a empresa deve entender com clareza quais são seus objetivos com a universidade corporativa e avaliar quais são as necessidades dos colaboradores e de suas áreas. A partir deste exercício, fica mais fácil pensar nos conteúdos e trilhas de aprendizagem.

Podem ter conteúdos técnicos direcionados às diferentes áreas ou desenvolver habilidades necessárias a todas as equipes. Podem usar métodos tradicionais ou abordagens criativas, como dinâmicas entre as equipes, visitas de campo e atividades de imersão. Podem ser voltados para colaboradores ou terem conteúdo para parceiros e fornecedores também.

Como implementar uma universidade corporativa em 8 passos:

1- Avaliar se a sua empresa tem estrutura para isso. Uma universidade corporativa precisa de uma equipe dedicada à sua gestão, profissionais para desenvolver os conteúdos, ferramentas para cursos online, entre outros recursos. Não dá para fazer de qualquer jeito. É necessário investir em uma estrutura adequada para obter bons resultados.

2- Montar uma equipe dedicada à universidade corporativa. Normalmente, este é um projeto da área de Recursos Humanos. Mas profissionais de outras áreas podem se envolver – o que é muito útil para trazer diferentes olhares e elaborar conteúdos que atendam, de fato, a todos.

3- Planejar, planejar e planejar. Pense nos objetivos e metas da universidade corporativa, em como será estruturada, quais serão suas trilhas de aprendizagem e cursos, se a universidade corporativa será online, presencial ou ambos. O planejamento leva tempo, mas é essencial para oferecer uma formação de qualidade aos colaboradores.

4- Definir e escalar os profissionais que serão envolvidos. Quem criará e conduzirá os cursos? Será uma pessoa da empresa ou um profissional terceirizado? E para os cursos à distância, será preciso buscar um serviço de produção de vídeos?

5- Para cursos à distância, é necessário desenvolver uma plataforma para disponibilizar vídeos e outros formatos de conteúdo.

6- Criar ações de divulgação e engajamento para incentivar os colaboradores a realizarem os cursos.

7- Estabelecer formas de avaliação e métricas para entender se os resultados esperados estão sendo alcançados.

8- Atualizar os conteúdos e criar novos cursos com frequência.

O que achou desse tipo de estratégia? Já pensou em implementar uma Universidade Corporativa na sua empresa? Com toda a certeza esse é um grande passo para o sucesso. Se pretende desenvolver essa iniciativa, converse com a gente! Podemos te orientar no caminho certo.

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