Em 2021, observamos como as empresas implementaram novas ferramentas com foco na produtividade dos colaboradores, dando mais liberdade para o colaborador exercer a mão de obra através de atividades mais estratégicas e criativas-ações que tiveram um grande impacto nas empresas.

Com praticamente dois anos de pandemia, e com as empresas, trabalhadores e consumidores sofreram marcas profundas como consequência, mas os novos hábitos que antes eram provisórios se tornando definitivos, acabou por sua vez favorecendo novos modelos de negócios no mundo digital.

A seguir, 5 inovações tecnológicas que são esperadas em 2022 e como poderá impactar as empresas.

OPEN DADOS (SELF-SERVICE BI)

Estamos começando a viver uma nova realidade na integração dos dados dentro de uma organização, são transformados em informações e compartilhados entre os setores, com isto traz uma série de desafios para as organizações.

Retirar valores dos dados necessários para criar soluções inteligentes e garantir a competitividade, por isso, é essencial um time de especialistas em engenharia de dados que tem como responsabilidade oferecer ferramentas que alimentam as equipes de negócios com dados estruturados e confiáveis, capazes de orientar a melhor decisão.

Muitas empresas já acumulam e agrupam dados numa cultura data-driven, mas para extrair e transformá-lo em informações que garantam valor comercial, é essencial que os dados sejam extraídos de diferentes fontes, mas para que isso aconteça é necessário construir uma arquitetura de dados que possa suportar todas e quaisquer fontes com dados estruturados e não estruturados. Para que isso possa, realizar a automação de processos de extração de dados.

Com os dados incorporados é possível assegurar uma estratégia mais assertiva dentro da organização.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Já é uma realidade que a Inteligência Artificial(IA) e Machine Learning(ML) já estão dentro das empresas, aqui no Brasil, as organizações tem procurado por consultorias de tecnologias que são capazes de desenvolver aplicativos para automatizar processos de trabalhos repetitivos..

As empresas começaram a investir em soluções de inteligência de processos, para acompanhar as novas necessidades que se deram pela função do relacionamento híbrido e/ou remoto de seus clientes e a força do trabalho.

Com isso, as empresas podem ter um custo/benefício através dos produtos Power Apps e Power Automate que une a IA e ML, onde podem ser implementados em curto período de tempo e totalmente personalizadas ao negócio em questão. Também é possível pensar de uma forma mais abrangente e estratégica com o desenvolvimento de software para Devops e Help Desk.

De acordo com uma pesquisa global 2021 da Gartner Consultoria,60% dos conselhos de administração do mundo todo está buscando melhorar o operacional em suas organizações para meios de soluções digitais. O que é notável o desperdício, baixa integração entre as áreas, o que gera impacto no planejamento, custos extras e monitoramento.

SERVIÇOS EM NUVEM

Este serviço garante a disponibilidade dos dados em tempo real e reduz o custo de hospedagem em servidores; além disso durante o período de pandemia estas características se mostraram fundamentais para a manutenção das organizações.

Fazer esta migração dos dados e aplicações não tornara a sua empresa cloud native, para adquirir os benefícios, é necessário considerar Cloud Computing , que tem como objetivo modernizar os aplicativos para o novo ambiente.

ENTENDER E LIDAR COM O NOVO MODELO DE TRABALHO

Com o trabalho remoto forçado, fez-se com que diversos processos fossem adaptados para o virtual, com isso aumentam as preocupações com a segurança digital, já que todos os colaboradores trabalhando em suas casas o ataque cibernético sofreu um grande aumento devido as empresas não estarem preparadas estrategicamente e com bons softwares desenvolvidos para a segurança das informações.

É necessário que os gestores se realinhem com foco em investimentos em segurança digital para que sejam adquiridas ferramentas que dificultem a invasão dos hackers, pois ei presente e o futuro é digital first (digital com base na sua estratégia).

BUSINESS – CENTRIC

Com o mundo em cenário de aceleração de transformação digital consequente a mudança repentina no comportamento e hábitos do consumidor tornou-se um problema em que gestores devem voltar o foco estrategicamente para mudar as situações que impactam de forma negativa as organizações.

Entender quais recursos são fundamentais para o seu negócio e se concentrar na modernização é um passo importante. Decidir parar de encarrar um projeto de modernização deve ser centrada no negócio, deve-se levar em conta as aplicações que dão suporte aos recursos, em todas as plataformas ao invés de centralizar somente em um aplicativo.

No universo tecnológico, sempre existirá ferramentas e metodologias novas e modernas em todas as áreas. E por isso, é necessário focar no desenvolvimento e evolução de soluções modernas, avaliando que sempre haja orçamento para futuros investimentos.

Compreender os desafios antecipadamente implicará que sua empresa tenha uma trajetória com um crescimento exponencial em seu segmento. Mas para não é de extrema necessidade ter especialistas capacitados e focados com um passo sempre á frente.