A importância da criatividade para os empreendedores
Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Ou seja, é uma característica fundamental para garantir o sucesso de um negócio. Criatividade é considerada um talento. Há pessoas que nascem com ela, mas também é possível desenvolvê-la a partir de suas experiências profissionais. No Brasil, a criatividade está em alta. A cadeia da indústria criativa, que inclui atividades relacionadas e de apoio, movimenta mais de dois milhões de empresas brasileiras, de acordo com o Guia do empreendedor criativo, publicado pelo Sebrae. Além disso, estima-se que o núcleo criativo gera um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a R$ 110 bilhões, ou 2,7% do total produzido no país. Considerando a produção de toda a cadeia, a cifra chega a R$ 735 bilhões – ou o equivalente a 18% do PIB nacional.
Como desenvolver a criatividade
Primeiramente, esqueça a ideia de que não tem aptidão para ser criativo. Quando alguma ação que criamos não dá certo, tendemos a achar que não possuímos a expertise de trabalhar com a criatividade.
No entanto, arriscar, errar e aprender faz parte do desenvolvimento de tornar-se criativo: a criatividade é construída por meio de experiências pessoais e do âmbito profissional – inclusive os problemas que vivemos e conseguimos superar. Tudo o que observamos e convivemos pode ser utilizado para compor nosso repertório pessoal e, consequentemente, nossas referências na hora de criar e desenvolver soluções – ou ser criativo.
Como utilizá-la?
A criatividade deve ser utilizada quando você está em busca de encontrar soluções ou de criar inovações. Para desenvolvê-la, procure sempre pensar em algo diferente do que é comum ao seu dia a dia e do mercado no qual está inserido.
Ignore modelos prontos, foque no que você deseja realizar e, então, pense em alternativas para conseguir conquistar esse resultado. Esse estímulo te auxiliará a exercer a criatividade que há dentro de você. Quanto mais você a estimula, mais você ficará habituado com o processo criativo.
No ambiente de trabalho, procure ser criativo na hora de solucionar problemas, de criar ações internas, de desenvolver novos métodos, de elaborar processos e de otimizar as demandas.