Estamos sentindo na pele a incerteza: concorrentes velozes, revolução algorítmica, antagonistas econômicos no mundo inteiro, sistema financeiro global não reformado.... Essas são apenas algumas das muitas forças capazes de alterar permanentemente o faturamento de uma empresa, indústria ou setor econômico, fazendo da incerteza o principal desafio da liderança na nossa época. A pergunta que todo mundo se faz é: ” Como tomar decisões e liderar se as coisas mudam de maneira tão imprevisível e rápida? ”
Quais as habilidades necessárias para ter sucesso nessa nova era de curvas fechadas? A vantagem de quem ataca é a acuidade perceptiva para detectar, antes dos outros, as forças capazes de transformar o mercado, de modo a ser o primeiro a dar o próximo passo. É a mentalidade para superar o medo da incerteza e enxergar oportunidades nesse contexto de dúvidas, munindo-se de coragem para seguir em frente, apesar do desconhecido. É a capacidade de ter vantagem com agilidade, foco e entusiasmo.
Quando identificamos as fontes da incerteza, definimos um caminho a seguir e fazemos os ajustes necessários no decorrer da jornada para avançar sempre, vemos que a incerteza não é nenhum bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário. Se mergulharmos no incerto, descobriremos possibilidades de criar algo novo e valioso. Quanto mais abraçamos a incerteza e treinarmos para lidar com ela, mais autoconfiantes e preparados para liderar estaremos.
Descubra na nossa série de postagens em como transformar as incertezas em oportunidades.
Fonte: Charan, Ram, ATAQUE! Transforme incertezas em oportunidades, 2019.