As pessoas trabalham para conseguir dinheiro. É difícil fugir dessa regra do mercado. Mas não é apenas incentivo financeiro que vai garantir o melhor desempenho dos profissionais. Além disso, nem sempre é possível dar bônus e aumentos de salário, principalmente em tempos de crise.

Ser capaz de motivar a equipe e estar atento às suas necessidades é qualidade essencial para um líder. Cada pessoa se motiva por uma razão diferente. Para algumas é dinheiro, outras querem liberdade de atuação, qualidade de vida ou grandes desafios para que possam se desenvolver. Saber o que estimula cada pessoa é o primeiro passo.

Mas, de uma forma geral, existem algumas atitudes essenciais e bem práticas, capazes de motivar a equipe, mesmo diante de dificuldades e desafios:

 

Integração

Para se tornar um líder que agrega valor e merece ser seguido, quem está no comando precisa integrar-se à equipe, conhecer os sonhos de cada um e, da melhor possível, estimular suas realizações. É preciso olhar a realidade do funcionário, agir com humildade e justiça e colocar-se, também, na posição de “ombro amigo” quando for necessário. Mas é claro que isso deve ser feito sem perder a liderança e o respeito que o cargo exige. Contudo, ao se aproximar da equipe, será possível manter um bom relacionamento com seus membros, além de deixar sentimentos de confiança e colaboração fluírem.

 

Reconhecer

A primeira medida para motivar a equipe pode ser a mais simples: reconhecer o sucesso e o bom trabalho. Como resolver isso? No dia a dia, pode ser o elogio e o retorno em uma avaliação, conhecido na linguagem corporativa como feedback. Grandes líderes são aqueles que costumam manter suas equipes atualizadas acerca do papel de cada um dentro da empresa, de seus resultados e dos pontos que precisam ser melhorados. Isso deve ocorrer não apenas em reuniões mensais, mas de forma constante. Quando age assim, o líder ganha a confiança e a tranquilidade do grupo, aumentando a motivação em busca de um melhor desempenho de todos.

 

Delegar

Trabalhar a autonomia dos membros do time, promovendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento de novas habilidades, é uma das melhores formas de mantê-los estimulados. Para tanto, descentralizar as ações e delegar tarefas de acordo com o perfil e a competência de cada um mostra que o líder confia no trabalho dos subordinados. Além disso, ajuda a estabelecer relações saudáveis no ambiente de trabalho. Distribuir atividades também é um excelente processo para otimizar a produção. Não se esqueça de que o acúmulo de responsabilidades da liderança acaba sobrecarregando quem está no comando, prejudicando todo o andamento do setor.

 

Desafiar

A rotina e mesmice podem ser outros fatores que destroem a motivação do funcionário. Cabe ao gestor, também, colocar desafios e tarefas novas à sua equipe, que fujam da atividade normal de cada um. Obviamente, é preciso observar o perfil de cada um e entender quem gosta de se sentir desafiado. Contudo, de forma geral, dar tarefas novas ao colaborador é uma boa forma de levá-lo a desenvolver outras competências, gerando mais autoconhecimento e elevação da autoestima.

 

Oferecer benefícios

Você sabe bem o quanto os incentivos financeiros têm um grande potencial na hora de motivar uma equipe. incentivos financeiros, aliados aos demais pontos apresentados, podem gerar aquela motivação a mais para a sua equipe. Afinal, pessoas necessitam de facilidades nas suas vidas, seja um dinheiro extra no final do mês, uma oportunidade de qualificação, um bom plano de saúde etc.

 

Tudo isso pode servir de motivação e também como forma de reconhecimento pelo bom trabalho!

 

Você pode se esforçar ao máximo elaborando um plano de ação para a empresa, articulando uma estratégia para conseguir bons resultados, pensando e prevendo cada variável do mercado para que nada pegue a sua empresa de surpresa. Mas o ciclo não vai se fechar e os resultados não virão se a sua equipe não se sentir motivada a executar os seus projetos.

Gostou da matéria? Acompanhe nossas redes sociais e conte para a gente como você se sente!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria