O papel de um líder em uma organização é fundamental para o engajamento da equipe nos projetos e o andamento da empresa. Saber exercer a liderança faz toda a diferença na execução e na condução das atividades.O líder é o principal formador de opinião nas equipes e personifica a empresa perante seu time.

A empresa é percebida pelo colaborador por meio das atitudes da liderança e há o papel claro de, em paralelo com a comunicação interna, disseminar a estratégia do negócio ao seu grupo. O principal executivo de uma companhia é quem “dá o tom” na organização: o que ele fala e faz e a forma como ele expressa isso é o principal fator de influência para a o comportamento de toda a liderança que está abaixo.

1. É Respeitoso

A primeira regra tem a ver com a mutualidade: respeite para ser respeitado. No caso dos líderes, esse comportamento está ligado à necessidade de INSPIRAR respeito. Ser visto como uma referência e um porto seguro, uma pessoa com que o liderado sabe que pode contar mesmo que tenha errado. Essa atitude é relativa não somente aos superiores, mas também aos subordinados: trate todos com cordialidade e atenção.

2. Sabe Delegar

Ao contrário do que muitos pensam, um líder não é aquele que acumula e centraliza todas as atividades do departamento. Liderar é, principalmente, distribuir tarefas de forma efetiva e estratégica, atribuindo cada demanda àquele colaborador que mais tem afinidade com ela. Além disso, ao ter esse tipo de atitude, o líder está incentivando o desenvolvimento pessoal de seus liderados, o que também é muito importante no processo gerencial como um todo.

3. Sabe Ouvir

Em muitos casos, os colaboradores, principalmente os tímidos, não sabem se expressar. O papel de um líder é ler os colaboradores, mesmo que eles não estejam dispostos a falar em um primeiro momento. Construa uma relação de parceria com seus liderados, fazendo com que eles se sintam abertos a compartilhar suas aspirações, dificuldades e problemas pessoais também, afinal de contas, as adversidades “de casa” influenciam muito no ambiente de trabalho. Valorize as ideias dos colaboradores. Muitas vezes eles têm grandes contribuições para dar, só lhes falta a oportunidade.

4. Dá feedback constantemente

Todo bom líder deve ter a capacidade de dar e receber feedbacks. Uma conversa franca e amigável pode prevenir problemas de relacionamento interpessoal que acabariam prejudicando o andamento das atividades e o clima organizacional. Cada um recebe e dá feedbacks de uma maneira diferente, todavia, o ideal é que seja um momento para expor qualidades acima de tudo, mas também, pontos de melhoria e aperfeiçoamento pessoal e profissional. Como dissemos, incentivar o desenvolvimento da equipe também é papel do líder.

5. Reconhece as conquistas da equipe

Um verdadeiro líder não pode ser egoísta e querer toda glória para si. Ele sabe dar o devido crédito à equipe, passando sempre a mensagem do êxito pessoal quanto do triunfo dos liderados como um todo, formando o time de sucesso. Reconheça e parabenize seus liderados pelo bom andamento do trabalho.

Promova a comunicação, aperfeiçoe feedbacks, extraia o melhor de seus liderados e conte com eles para superar desafios. Juntos, vocês vão longe!