O trabalho da Comunicação Interna nas empresas tem grandes desafios e muitos obstáculos para atingir os resultados esperados. Estar alinhado à estratégia da empresa e estar próximo dos empregados é fundamental para que o funcionário esteja bem informado, motivado e conectado com a missão da companhia.

Como estratégia, as empresas utilizam múltiplos canais para comunicar-se com os empregados, dentre eles ganham destaque o E-mail e Mural. Contudo, 72,5% das empresas reconhecem o papel do líder no processo de legitimação e fortalecimento das ações de Comunicação Interna.

A liderança é a principal alavanca para mudar/fortalecer a cultura da empresa. E não tem como ser um grande líder sem antes ser um grande comunicador. Dentro das organizações, as habilidades de comunicação dos líderes definem o grau de engajamento de suas equipes. E como todos estão em busca de objetivos comuns dentro da empresa, tanto a equipe responsável pela comunicação interna quanto os líderes devem se apoiar para garantir que não haja entraves na comunicação.

Para isso acontecer existem algumas boas práticas que podem melhorar essa comunicação entre líderes e equipes.

 

Conhecer o Time

Cada pessoa tem ambições diferentes. Se o líder não estiver ciente dos sonhos de cada integrante de sua equipe, dificilmente ele conseguirá que a pessoa se engaje nas ambições da empresa. Assim, o líder deve dedicar tempo para conhecer seus colegas de trabalho. É importante escutar suas histórias, entender suas visões e compreender seus sonhos. E este diálogo precisa ser genuíno. O líder precisa mostrar interesse e que se importa com isso. Só assim ele conquistará a confiança de seus colaboradores para comunicar os sonhos da empresa e alinhar com os sonhos de cada pessoa.

Ser um Motivador

Um dos princípios de uma comunicação efetiva para um líder é a habilidade de saber motivar sua equipe. E não estamos mais na época em que as pessoas eram “motivadas” pelo medo de perder o emprego, ou apenas pelo respeito aos seus superiores. Os fatores que motivam as pessoas atualmente estão em degraus mais altos na pirâmide de Maslow, fatores como realização pessoal e reconhecimento. Por isso, como um líder, é necessário saber motivar seu time através das razões corretas. Comunicar a visão de sucesso da empresa, mostrar o caminho para alcançar esta visão e o que cada pessoa irá ganhar ao alcançar este objetivo.

Ser Honesto e Transparente

A honestidade é a base de uma relação de confiança. E se não temos uma relação de confiança, toda comunicação é afetada. Se os comunicadores se sentem como adversários o efeito da comunicação será totalmente diverso caso eles se considerassem amigos. Para a comunicação dos líderes ser eficiente, ela precisa ser verdadeira. Dar falsas esperanças ao colaborador irá funcionar apenas uma vez.

Escutar as Pessoas

Em times efetivos, a comunicação flui em todos os sentidos e não apenas de cima para baixo. O líder deve ter mais autoridade no assunto, mas isso não significa que ele está sempre correto ou que sua abordagem é sempre a melhor. Os melhores comunicadores são ótimos ouvintes. Para isso, é necessário prestar atenção no que a pessoa está falando, e não ficar formulando o próximo argumento para vencer a discussão enquanto a pessoa fala. O primeiro passo para se tornar um bom comunicador é saber que não se adquire sabedoria falando, mas sim ouvindo. Diálogos abertos nos expõem a outras formas de pensar, nos desafiando e desenvolvendo como pessoas. No final das contas, para um colaborador, não importa se a opinião dele foi a vencedora, mas sim se ela foi ouvida e discutida.

Ser C5

A mesma regra da comunicação interna também vale para a comunicação dos líderes. É muito importante ser Claro, Consistente, Contínuo, Curto e Completo ao realizar a comunicação com a equipe.

Comunicar pelo Exemplo

O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona no ambiente corporativo. Aqui um exemplo do “Seja consistente”. Não adianta comunicar que algo deve ser de um jeito e na prática fazer de outro. O exemplo é, inclusive, a melhor forma de influenciar o comportamento dos colaboradores.

 

Fazem sentido para você essas práticas? Comunicação é uma das habilidades mais importantes para qualquer pessoa, principalmente para líderes que desejam sucesso em sua carreira. Lembre-se que a má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e stress. Liderar também é comunicar para atingir os objetivos da empresa.

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