Um indivíduo que é resiliente apresenta uma incrível capacidade para superar desafios e transformar algo ruim em um grande aprendizado, fazendo com que o obstáculo se torne uma força impulsionadora.

Já deu para perceber que a resiliência é uma ajuda para nos posicionarmos diante dos desafios de maneira positiva, sempre entendendo que todas as experiências pelas quais passamos na vida são essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento enquanto seres em constante evolução.

Todos nós, de tempos em tempos, somos testados na nossa habilidade de adaptação, isto é, na nossa capacidade de resiliência. O principal objetivo da resiliência não é restaurar o passado, mas propiciar condições de dar um salto para frente. É a habilidade de manter o seu propósito enquanto você se adapta a novos métodos e procedimentos.

Mais do que nunca, hoje se torna extremamente importante ser resiliente. Veja as principais atitudes de pessoas que conseguem ser altamente resilientes, e perceba de que maneira você pode desenvolver ainda mais a sua resiliência no dia a dia:

  • Grande capacidade de adaptação

Pessoas resilientes são flexíveis tanto mental quanto emocionalmente. Sentem-se muito confortáveis em utilizar qualidades e comportamentos aparentemente opostos. São indivíduos que têm facilidade em ser ao mesmo tempo lógicos e intuitivos, sérios e brincalhões, calmos e entusiasmados, fortes e gentis.

  • Otimismo

O otimismo é uma das principais características das pessoas resilientes. Elas acreditam e direcionam seus comportamentos e atitudes para que, no final das contas, tudo dê certo para todo mundo. Nunca perdem as esperanças e sempre acreditam nos resultados positivos, embora também se preparem para as adversidades. Mesmo diante de situações adversas, procuram sempre focar no lado positivo das coisas, mesmo que sejam experiências negativas, buscando compreender como elas podem sair melhor e mais fortalecidas de cada desafio.

  • Inteligência emocional

Dificilmente você vai ver uma pessoa resiliente desesperada por algo de ruim que lhe aconteceu. É claro que ela vai sentir o impacto da situação e pode até sofrer com isso, entretanto, por ter uma inteligência emocional altamente desenvolvida, ela vai poder contar com os sentimentos positivos, bem como com os valores internos que regem a sua vida, para lidar com as tristezas e situações estressantes de sua jornada. Focar na solução e se esforçar para resolver a situação, em vez de lamentar o que já passou e não pode mais ser alterado é fundamental.

  • Saber se defender

Quando confrontadas com ataques e manobras mal-intencionadas elas evitam e boqueiam essas ações, sabem respondê-las buscando também apoio, aliados e recursos adequados para o enfrentamento.

  • Sólida autoestima

A autoestima é como você enxerga a si mesmo e determina o quanto você aprende quando algo deu errado. A autoestima faz com que você respeite a si mesmo e aos outros, e saiba aceitar críticas sem ressentimentos, bem como elogios e cumprimentos, sem se ensoberbecer ou tornar-se arrogante.

  • Elas são criativas e intuitivas

São indivíduos que analisam os problemas e dificuldades sob vários ângulos e descobrem várias soluções diferentes para eles. Sabem e reconhecem a importância da intuição como fonte de dicas e orientações. Procuram constantemente desenvolver a criatividade expandindo, assim, a inventividade e a busca de novos horizontes profissionais.

 

Você se identifica com essas características? Tem procurado desenvolver a resiliência no seu dia a dia? Se você acredita que precisa desenvolver ou potencializar esta habilidade em sua personalidade, de modo que possa lidar ainda melhor com as situações que lhe ocorrem, o Coaching é a ferramenta ideal para você.

Falaremos mais sobre ele nos próximos dias. Acompanhe nossas redes sociais e sinta-se a vontade para expressar sua opinião através dos comentários.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria