Torna-se consciente de seus bloqueios psicológicos e trabalhar incessantemente para superá-los libertará sua mente para conceber um novo caminho, mas, na verdade, a questão é um teste de coragem. Você tem coragem para fazer uma grande mudança? Intelectualizar é uma coisa, ter coragem de puxar o gatilho é outra. “Apreciar a complexidade e processá-la intelectualmente é uma habilidade que precisa ser desenvolvida”, diz Stamoulis. “Mas a capacidade de agir é um reflexo de autoconfiança – não audácia comportamental ou arrogância, mas a verdadeira confiança em nossa capacidade de descobrir as coisas e lidar com as consequências. Essa autoconfiança é fundamental quando o inesperado ocorre”.

Você precisa fortalecer sua essência para enxergar o mundo da forma mais objetiva possível, refletir de maneira ponderada e agir com base no que vê. Você não pode ser fraco.

Não há como eliminar completamente a incerteza. Não fazer nada também é arriscado, e sempre haverá “desconhecidos não conhecidos” – riscos que nem sabíamos que existiam, apesar de toda a análise.

Para domar a incerteza, você precisará definir as perguntas que precisam de respostas e os fatores a observar para obter essas respostas.

 

 

Hora de Avaliar!

Avalie a si mesmo em uma escala de 1 a 10:

  • Você tem consciência do curto tempo de vida de suas competências empresarias, vantagem e definição de sua atividade principal? Você se pergunta pelo menos quatro vezes por ano: de que novos desenvolvimentos posso tirar proveito para criar uma nova necessidade ou oferecer ao cliente uma experiência mais gratificante?
  • Qual seu nível de compreensão da experiência de consumo de ponta a ponta? Você já mapeou os pontos de contato? Você observa os consumidores pessoalmente? Exercita a imaginação pensando em novas trajetórias com base em suas observações e insights?
  • Você aprendeu a respeito das novas tecnologias digitais e uso de algoritmos? E sua equipe? Está prestando atenção nos protagonistas digitais de seu mercado? Costuma falar com as pessoas que tem essa expertise?
  • Está atento as novas oportunidades de crescimento lucrativo?
  • Está consciente da tendência humana de ficar no que é confortável e conhecido? Está consciente de seus bloqueios psicológicos e medos que o impedem de enxergar novas oportunidades? Tenta superar seu desconforto psicológico aventurando-se em novas áreas? Está disposto a tomar medidas previamente analisadas, mas não imediatamente populares?
  • Está disposto a agir rapidamente mesmo com algumas variáveis incertas?