Digamos que você identificou um novo caminho para a empresa. Para conduzi-la nessa direção provavelmente será necessário mudar a forma de tomar decisões fundamentais. Sua capacidade de analisar o processo de tomada de decisões de sua organização é uma parte importante do direcionamento em meio às grandes curvas da estrada, fazendo pequenos ajustes no decorrer da jornada.

O mais provável é que você precise encarregar pessoas de algumas decisões, certifica-se de que elas estão levando em conta diferentes informações – sobretudo, as externas – e incluindo diferentes tipos de expertise, como talento matemático, com um nível maior do trabalho em equipe. A menos que você realize as mudanças necessárias no processo de tomada de decisões, sua organização pode acabar paralisando, e seus grandes planos indo por água abaixo. Você precisa identificar os nós de decisão essenciais: os pontos específicos da organização em que as principais decisões são tomadas.

Comece se perguntando o quê. Quais são as principais decisões, aquelas fundamentais para o negócio e que norteiam muitas outras decisões? Isso lhe indicará os nós. Depois, pergunte-se quem. Quem deve ser responsável pela tomada de decisões e quem mais deve estar envolvido no processo? Preste atenção a quem está exercendo poder. Talvez não seja o tomador de decisões oficiais. E não pare por aí. Repare em como as decisões estão sendo tomadas: que fatores estão sendo considerados, que informações são utilizadas, quantas alternativas são apresentadas, o que está sendo enfatizado, que regras práticas estão sendo aplicadas. Uma decisão requer contribuições de diversos pontos de observação e áreas de expertise. A colaboração está realmente acontecendo?

Respondendo a essas perguntas no níveo mais básico, você saberá o que propicia ou prejudica o processo de seguir uma nova direção e lidar com incertezas desconhecidas – mantendo-o no caminho certo.

Identificando os nós de decisão

Para encontrar os principais nós de decisão, trabalhe retroativamente a partir das ações essenciais que devem ser colocadas em prática. Prosperar em mercados locais de outros países, por exemplo, significa entender melhor esses mercados e agir mais rápido do que os concorrentes locais, para que sejamos ofensivos. Decisões sobre mix de produtos, precificação etc. provavelmente deverão ser tomadas próximas à ação, o que para muitas empresas significa colocar gerentes de lucros e perdas como encarregados de todas as linhas de produtos de um país – um importante nó de decisão para prosperar nesse mercado.

Um nó pode ser indivíduo, mas geralmente é um grupo de pessoas, com um responsável pelo grupo.

Os líderes, quando se deparam com novos desafios, costumam fazer mudanças na estrutural organizacional ou pessoal. Essas medidas podem ser necessárias, mas ignoram o que talvez seja o fator mais importante: olhar com novos olhos os nós de decisão para que as peças da organização em movimento funcionem juntas, de maneira diferente como era no passado.