Se você é daquelas pessoas que espera até o último segundo para começar algumas tarefas, você conhece bem a palavra procrastinação. Esse hábito terrível de adiar os afazeres acomete muito mais gente do que você imagina.

Esse estresse e o cansaço que aparecem quando procrastinamos nossas tarefas também ocorrem porque nunca adiamos o que gostamos e temos prazer de fazer. Só deixamos para depois o que temos certa resistência e preguiça.

Um exemplo clássico de procrastinação começa logo no início do dia. Quem nunca apertou o botão de soneca do despertador para acordar alguns minutinhos depois do que o planejado na noite anterior? Sem contar em trabalhos e relatórios que sempre deixamos para a última hora.

Se você se identifica com alguns hábitos procrastinadores que citamos no ultimo post, saiba que algumas ações são essenciais para combater o problema. Portanto, nada de entrar em pânico. Agora é hora de manter a calma e começar a mudar esse quadro.

 

Gerencie suas emoções

Você tem prestado atenção nas suas emoções? O seu humor pode estar interferindo na sua capacidade de realizar as tarefas. Por isso, identificar seus sentimentos e aprender a gerenciá-los são atitudes fundamentais para parar de procrastinar.

Procure a causa do seu problema

Se você já reconheceu que sofre com a procrastinação, precisa também descobrir qual é a causa do problema. Você deixa de cumprir seus afazeres para evitar algum julgamento? Não acredita que é capaz de fazê-los? Sente tristeza sempre que vai começar uma tarefa? Esses são exemplos de perguntas que você pode fazer para identificar o que está causando a procrastinação.

Reforçar o senso de continuidade

Como você enxerga o futuro? A sua visão, além de ser realista, precisa considerar a ideia de continuidade. Se você deixar de fazer algo hoje, amanhã essa tarefa vai acumular com outras. Além disso, tenha cuidado para não depositar confiança demais no próximo dia. Afinal, nada garante que você terá condições de cumprir seus afazeres.

Visualize os benefícios da tarefa realizada

Você, certamente, já experimentou a sensação de finalizar uma tarefa dentro do prazo e com qualidade, não é mesmo? É um sentimento de dever cumprido e que dá ainda mais motivação para continuar as atividades. Sempre que pensar em procrastinar, lembre-se disso. Mantenha o foco nos benefícios de realizar os seus afazeres.

Faça um planejamento que inclua imprevistos

Seu cronograma é super apertado? Se a sua resposta foi positiva, saiba que isso é um erro. O seu planejamento deve ser factível e, mais do que isso, precisa considerar brechas para as atividades que, por ventura, possam surgir como prioridade. Além disso, é importante contar com os imprevistos. É nesse tempo livre que você poderá solucionar os eventuais empecilhos.

Normalize os seus erros, todo mundo erra

Uma das características do procrastinador é a autocobrança. Exigir o melhor de si é saudável até certo ponto. Quando isso vira uma obsessão, passa a ser um problema. Lembre-se de que todos nós temos falhas e dias ruins. Se você encarar essa situação com naturalidade, suas atividades fluirão melhor.

Dê pequenos passos, não faça tudo de uma vez 

Não adianta fazer tudo de uma vez. É preciso estabelecer prioridades. Isso vale também para a luta contra a procrastinação. Não espere que o problema suma instantaneamente. Faça pequenas mudanças e celebre os pequenos resultados.

Crie consequências imediatas caso procrastine

Uma dica valiosa para ajudar a vencer a procrastinação é criar consequências para os seus atos. Ou seja, elaborar um sistema de repreensão e recompensas. Sempre que notar a presença da procrastinação, pare e reflita sobre o que acabou de acontecer. Em seguida, estabeleça uma tarefa que precisará ser cumprida por conta disso. O mesmo vale para as recompensas. Quando conseguir combater a procrastinação, faça algo como gratificação.

 

São dicas importantes, mas o mais importante é tirá-las do papel e praticar. Comece devagar até sentir as primeiras diferenças e, então, vá aumentando a intensidade da mudança de hábitos. Você vai perceber como sua produtividade e eficiência nas suas tarefas vai melhorar. Compartilhe essas dicas se gostou e acesse nossas redes sociais para deixar sua opinião.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria