Na gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante. Possui como objetivo mensurar a performance de um colaborador ou de uma equipe, sendo utilizada para direcionar a área de RH. A partir das informações obtidas com a ferramenta, é possível traçar planos que potencializam esses pontos ou que os desenvolva, direcionando o processo de tomadas de decisão da organização. Além disso, a avaliação de desempenho é uma ótima opção para identificar se os colaboradores estão de acordo com a cultura, missão e valores da empresa, assim como identificar novos talentos e promover um maior alinhamento com as metas e resultados. Também é possível entender perfis de times e compreender qual é o perfil que a empresa está necessitando. Como trata-se de uma ferramenta bastante precisa, é comum que ela sirva como critério de ascensão do colaborador no plano de carreiras. Há diversas maneiras de realizar uma avaliação de desempenho e, por isso, é importante que a área de RH ou a consultoria de gestão de pessoas entenda qual das variações melhor se adequa a realidade da organização. Listamos alguns dos modelos de avaliação de desempenho, que são:

1. Avaliação por competência.

Neste caso, leva-se em consideração competências tanto técnicas quanto comportamentais, como o conhecimento, a habilidade e a atitude.

2. Avaliação 360º graus.

Neste caso, o membro avalia e é avaliado por todos os outros colaboradores que interagiu durante o tempo em questão. Considerada uma das formas mais completas da ferramenta, porém é necessário ser elaborada com cautela.

3. Avaliação 180º graus.

Neste caso o avaliador e o avaliado transmitem o feedback uns para os outros e discutem suas performances simultaneamente junto com um responsável da área de RH. Uma ótima forma de incentivar a cultura de feedback. Estes são apenas três de vários modelos de avaliação de desempenho. O mais importante é que a empresa saiba usufruir dos resultados de uma boa avaliação, uma vez que, quando bem feita e coerente à realidade da organização, é bastante assertiva e pode servir de base para diversas decisões internas da empresa. Entre em contato conosco e conheça nossos métodos!