Inteligência artificial: entenda o impacto dela nos negócios Há muito já se comenta que o avanço da tecnologia acontece de um modo muito mais veloz do que antes. Basta perceber que muita coisa que parecia limitada ao universo de filmes de ficção científica já ganhou vida. Nós ainda não temos carros voando por aí, mas os drones estão cada vez mais evoluídos. Soma-se a isso alguns robôs capazes de manter uma conversação tão espontânea que fica difícil notar qualquer grau de artificialidade. O fato, entretanto, é que essas e outras proezas se devem ao aprimoramento constante da chamada inteligência artificial (IA). Inteligência essa que está muito mais próxima da sua empresa do que você imagina. Acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas já é um grande diferencial competitivo para vários tipos de negócio. Mesmo que você pense que tem algo muito simples para dialogar com tanta sofisticação tecnológica, a inteligência artificial está mais próxima do que imagina. Talvez a forma mais fácil de compreender a IA seja por meio do paralelo estabelecido com as línguas e a capacidade de desenvolvimento da linguagem humana. Isso será abordado detalhadamente logo mais abaixo, em processamento de linguagem natural (PNL). Por ora, enxergue a inteligência artificial como a capacidade de uma máquina aprender a se desenvolver como um ser humano. Note que esse é um super-resumo e que o processo envolve alguns aspectos interessantes. Na prática, o que nós temos são máquinas operadas por sistemas que não se limitam à programação inicial. É como se fosse uma criança já em idade suficiente para acelerar a sua própria aprendizagem. Quando estamos nos desenvolvendo, usamos contínua e frequentemente um banco de dados de experiências anteriores. A IA é baseada em um funcionamento semelhante. Assim como os seres humanos, as máquinas dotadas de IA conseguem realizar escolhas com base naquilo que elas já aprenderam. Naturalmente, o grau de precisão delas é maior do que o nosso, já que as deliberações em questão são totalmente racionais. Por sinal, essa é a enorme diferença entre supermáquinas e seres humanos: a influência das emoções é uma exclusividade dos segundos. Se pensarmos no funcionamento das máquinas em um período anterior à IA, chegaremos às bases clássicas da programação de sistemas para computadores. O primeiro pilar determinante do grau de eficácia das operações é a qualidade dos conjuntos de dados disponíveis para processamento. Em segundo lugar, aparecem a disponibilidade de dados não processados. Para entender melhor o funcionamento, basta pensar em uma pesquisa científica. A fim de obter os melhores resultados, o pesquisador precisa de um recorte e de certo volume de dados. A qualidade dos dados iniciais é fundamental para o levar à descoberta de informações valiosas. No entanto, é possível trabalhar com os chamados “dados ruins” e, mesmo assim, chegar a grandes conquistas. Para tanto, o pesquisador deve apresentar um raciocínio acima da média. Quanto mais rápido e preciso ele for, melhores serão as suas conclusões a respeito daquele objeto de estudo. A grosso modo, o paralelo com os computadores seria a qualidade das unidades de processamento. A inteligência artificial parte da mesma premissa, mas exibe resultados ainda mais relevantes. Com a cloud computing se expandindo em larga escala e o aumento exponencial do volume de dados, montou-se o cenário propício para o aperfeiçoamento da IA. Imagine uma máquina que rode um sistema criado para coletar dados na nuvem, organizá-los e tomar decisões em milésimos de segundo. Eis o caminho da inteligência artificial. Conforme os anos passam, a tecnologia usada na IA melhora, o que produz resultados surpreendentes, como o do assistente virtual do Google. A essa altura, é normal que muitas pessoas se questionem como aplicar a inteligência artificial nas suas empresas. O uso da IA é uma excelente forma de implantar a cultura da inovação no seu negócio. Ao inovar, a organização fortalece as suas estruturas e aprende a cultivar o pensamento disruptivo. Além de personalizar a recomendação de produtos ou serviços para os clientes, a IA também marca presença em nossas vidas de outras maneiras. Na sequência, serão apresentados usos relevantes da inteligência artificial no ambiente corporativo.