Qual é a diferença entre chefe e líder e as características de cada um?
Qual é a diferença entre chefe e líder e as características de cada um?
Entenda a diferença entre chefe e líder e saiba como motivar a sua equipe a conseguir melhores resultados.
O que é um chefe?
O termo “chefe” serve para designar uma figura de autoridade na hierarquia corporativa. Profissionais com perfil de chefia costumam ser centralizadores e autoritários, tendo suas relações profissionais marcadas pela subordinação dos profissionais sob a sua tutela.
Os chefes estão focados na demanda de resultados acima de qualquer circunstância, sendo encarregados pela cobrança direta ou indireta dos colaboradores de cada equipe.
Essa é uma figura que remonta à época da Revolução Industrial, um momento importante para o desenvolvimento econômico, mas que foi marcado pela exigência exacerbada do esforço físico em um ambiente de trabalho de alta pressão.
Quais são as características de um chefe?
Determinadas características podem variar de pessoa para pessoa, mas, no geral, os chefes são conhecidos por apresentarem os seguintes traços em sua gestão:
Autoritarismo na coordenação das equipes;
Comunicação unilateral e centralizada;
Foco em processos, não nas pessoas;
Dificuldade em fomentar um ambiente de livre troca entre colaboradores;
Preferência por processos que atendam às suas expectativas;
Cobranças exacerbadas;
Culpabilização da equipe quando os resultados não atendem às metas.
O que é um líder?
O papel do líder, por outro lado, está relacionado a um método de gerenciamento horizontal, que tem como prioridade a inspiração e motivação das pessoas. Indiretamente, esse tipo de gestão é conhecida por otimizar resultados e impactar de maneira positiva e direta a produtividade das equipes.
Líderes têm a capacidade de entender quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador, adaptando suas funções profissionais de acordo com as atividades que podem ser melhor aproveitadas por cada um deles.
Além disso, líderes também proporcionam um ambiente de trabalho mais democrático, onde os profissionais têm a liberdade de dividir seus conhecimentos e ideias para tornar a empresa mais produtiva. O incentivo ao trabalho em equipe e a comunicação clara são duas das características mais destacadas dos líderes.
Quais são as características de um líder?
Líderes são conhecidos por proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, incentivando o aprendizado. Entenda algumas das principais características da liderança:
Proporcionar um ambiente aberto ao diálogo e à exposição de novas ideias;
Saber se comunicar claramente, principalmente quando comete erros;
Criar uma cultura de feedback e constante evolução pessoal;
Respeitar as particularidades de cada colaborador e usá-las em prol da equipe;
Traçar estratégias para motivar seus colaboradores.
Como é ser um líder
Ser um líder significa inspirar a equipe a produzir os melhores resultados possíveis. Um profissional que se destaca na liderança de uma empresa, ou até mesmo na de um projeto, e entende a diferença entre líder e chefe consegue levar seus liderados a atingirem o máximo desempenho – e quando isso acontece, a glória é divida com a equipe.
Um líder permite que a sua equipe tenha voz e consegue criar um clima organizacional diferenciado, fazendo com que a empresa não seja apenas um local de trabalho, mas sim um ambiente que fomente o bem-estar e a superação de desafios em conjunto.
Além disso, outra diferença entre líder e chefe é que o líder motiva pelo exemplo. Sua atitude, e especialmente a sua postura frente a situações positivas e negativas, faz com que os colaboradores desejem dar o seu máximo não apenas para manter seus cargos, mas também para que o seu papel seja visto e apreciado pela liderança.
Como um líder pode motivar uma equipe?
Como pôde perceber, as diferenças entre chefe e líder não são sutis. Elas podem impactar diretamente a produtividade de uma equipe e, consequentemente, os resultados de toda a empresa.
Para garantir bons resultados, um profissional em posição de liderança deve se preocupar com a motivação dos seus liderados. Felizmente, existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo, como:
Incentivar a autonomia: o papel de um líder também é capacitar seus colaboradores e criar um ambiente dinâmico de tomada de decisões. Parte desse processo é conferir mais autonomia para as equipes, fomentando a prática de novas ideias.
Promover a integração: para entender como uma equipe funciona, é preciso ter um olhar menos hierárquico e mais horizontal. Por isso, é importante se integrar no cotidiano desses profissionais e promover maior entendimento sobre todos os processos.
Oferecer mais do que incentivos verbais: ter discursos inspiradores é importante, mas todos sabem como o incentivo financeiro pode ser mais efetivo. É por isso que muitas empresas têm adotado o benefício flexível como forma de incentivo à boa performance de seus profissionais.
Dicas para um bom relacionamento entre líder e equipe
Veja algumas dicas para melhorar o relacionamento com o time:
Respeito
Mesmo sendo o responsável pela equipe e tendo um cargo mais “alto” na hierarquia da empresa, o líder deve entender que não tem mais valor do que qualquer outro liderado. Por isso, é preciso respeitar a opinião dos outros colaboradores e ter jogo de cintura para não perder a paciência em situações difíceis.
Comprometimento
Os líderes estimulam seus times com suas próprias atitudes. Isso significa que um bom líder precisa chegar no horário, cumprir suas metas e ter responsabilidade com suas próprias tarefas. Se o exemplo for passado à equipe, certamente será bem mais fácil inspirá-la a ter o mesmo comprometimento.
Valorização
Para ter um relacionamento ainda mais interessante com a equipe, é importante valorizar os colaboradores que se destacam. Isso deve ser feito sem comparações diretas e de maneira respeitosa, ressaltando o trabalho realizado, e não apenas as características pessoais do colaborador.
Comunicação
Um líder que transforma e inspira sua equipe também deve ter a capacidade de ouvir. Ainda que as sugestões não sejam viáveis em um primeiro momento, é importante escutar o que os colaboradores têm a dizer. Afinal, muitas ideias inovadoras e criativas para resolver problemas surgem de diálogos entre líderes e liderados.
Como transformar chefes em líderes
Para fazer com que chefes se tornem líderes, é preciso que a empresa encabece o processo de transformação, desenvolvendo e motivando os gestores a:
Transmitirem seus conhecimentos para os colaboradores;
Abrirem o diálogo entre eles e a equipe;
Darem bons exemplos de postura a seus liderados;
Oferecerem feedbacks construtivos;
Entenderem os pontos fortes dos colaboradores.
Esses pontos podem ser abordados durante cursos, palestras e workshops que tratam da diferença entre líder e chefe. A empresa pode fornecer essas opções para seus colaboradores ou ainda fazer boas indicações e disponibilizar o benefício de desenvolvimento dentro de um pacote flexível de benefícios corporativos.
Se você quer saber mais sobre como os benefícios flexíveis podem ajudar na gestão de sua equipe, que tal navegar pelo nosso blog?