Algumas reclamações são bem comuns dentro das empresas, muitos gestores costumam dizer que a equipe está apresentando dificuldades de rendimento e há também profissionais que se queixam de trabalhar em uma empresa na qual as tarefas sempre aparecem na última hora e são urgentes.

Tornar as pessoas mais produtivas é extremamente importante, porque juntas elas são capazes de formar uma equipe mais eficiente e, consequentemente, tornar a empresa mais produtiva. Ou seja, precisamos aprender olhar para a base dos acontecimentos diários, só assim será possível ter um nível superior de performance

Fazer com que todos tenham noção do que se espera deles, e garantir que todos estejam comprometidos com esses resultados são os dois pilares que sustentarão uma equipe produtiva. Porém, a construção desses pilares pode levar tempo, e sua manutenção deve ser constante.

A liderança tem um papel essencial, pois muitas das ações devem partir dela para surtir o efeito desejado. Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples que podem ser aplicadas para aumentar a produtividade dos funcionários:

O gestor precisa passar confiança

A motivação de uma equipe é influenciada diretamente pelo gestor que a está conduzindo. Em entrevista para o Sebrae, o consultor de RH e coach, Luciano Coppini, afirma que um bom gestor é aquele que consegue formar equipes que acreditam em si mesmas. “É necessário trabalhar os aspectos relacionados a autoconfiança de todos. Pessoas inseguras tendem a ter medo de perder o emprego, de não bater metas, de serem prejudicados ou de terem sua reputação manchada. Em função desse medo, acabam tomando atitudes autodestrutivas que podem boicotar a equipe, como forma de garantir algum nível de segurança.”

Tenha objetivos claros

Motivação é muito importante, mas se as pessoas não souberem para onde devem ir, de nada adianta medir a produtividade. É necessário ter clareza dos objetivos e das prioridades de entrega para que o trabalho não seja prejudicado por isso. Indicadores e metas contribuem bastante com esse processo, pois mostram para a equipe exatamente onde ela está e o que precisa ser feito para atingir o resultado esperado.

Invista na formação da equipe

Mesmo com motivação e metas, as pessoas que irão executar o serviço devem estar capacitadas para isso. De acordo com Luciano Coppini, “uma equipe de alto desempenho é uma equipe preparada tecnicamente e psicologicamente. É uma equipe motivada e autocentrada, que trabalha sistematicamente atrás de resultados”.

Crie padrões de comunicação

Para evitar falhas de entendimento ou mesmo as famosas “conversas de corredor”, todos os funcionários precisam saber de mudanças ocorridas tanto no projeto em que estão trabalhando quanto na empresa. Isso envolve uma série de fatores, tanto de comunicação interna quanto dentro do próprio projeto, com uma figura que possa funcionar como um ponto central, um meio de transmissão das informações.

Atenção ao feedback

Para melhorar seu desempenho, o funcionário precisa ter ciência de como está sendo visto o trabalho que ele desenvolve e o que é esperado dele para o futuro. Esse é o princípio básico do feedback, que vai indicar quais os pontos fortes e as possíveis melhorias para aquele profissional.

Monte um time diverso

Pessoas com diferentes habilidades, tanto profissionais quanto pessoais, contribuem para a formação de um time múltiplo, que poderá interagir e construir uma tarefa de maneira colaborativa. Assim todos podem compartilhar e absorver conhecimento ao longo do desenvolvimento da atividade.

Atenção aos momentos de crise

Manter a motivação de uma equipe durante um período de crise é difícil. Segundo Luciano Coppini, a frustração que surge quando não se bate uma meta pode influenciar o desempenho nos meses seguintes. Para resolver esse problema, é preciso conhecer bem a equipe e entender quais gatilhos que motivam cada um. “O passo seguinte é assegurar que suas necessidades serão supridas e acompanhadas. A valorização do indivíduo, por fim, acaba sendo a melhor estratégia para superar momentos de crise.”

 

Manter equipes em alta produtividade é uma tarefa complexa, que exige sinergia entre planejamento estratégico coletivo, por parte dos líderes, e organização individual por parte de cada um dos integrantes. E não há forma melhor de manter a sinergia entre pessoas do que com muita comunicação, não é mesmo? E é exatamente nisso que a maioria das empresas enfrentam dificuldade. Se você também sente isso em relação a sua empresa ou sua equipe, entre em contato conosco. Podemos te ajudar!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria