Para sua empresa prosperar em meio a incerteza estrutural, será necessário um novo tipo de liderança – diferente daquele para o qual você foi treinado -, o que requer uma mentalidade totalmente distinta e a capacidade de prever o futuro e partir para o ataque.

A vantagem agora é de quem cria mudanças, não apenas de quem aprende a conviver com elas. Em vez de esperar e reagir, esse tipo de líder imerge nas ambiguidades do meio externo, avalia tudo antes de as coisas se assentarem, define um caminho e conduz sua organização nessa direção. Depois de conceber uma nova necessidade ou redefinir uma necessidade existente (via de regra, com um modelo de negócio em mente), o líder determina a imagem da nova empresa e direciona a organização, junto com seus parceiros externos, para o ataque. Por mais que tenha nos ajudado, nossa experiência pregressa não garante o sucesso neste novo mundo. A maioria dos líderes bem-sucedidos recebe feedback e reconhecimento por características como capacidade de comunicação, motivação, visão, decisão e, acima de tudo, a capacidade de entregar os resultados desejados em Wall Street. A maior parte das avaliações 360° que as empresas utilizam baseia-se nesses atributos. Ainda estou para ver uma avaliação que inclua as qualidades essenciais para transpor os principais obstáculos da liderança na nossa época: capacidade de perceber ad fontes de incertezas antes que os outros; tirar proveito da incerteza para definir uma estratégia de ataque; e preparar a organização para mudanças repentinas no meio.

Muitos líderes esperam as incertezas do meio externo se concretizarem para fazer alguma coisa. Acreditando piamente nas competências especificas e no momento da empresa estabelecida, esses líderes focam os sintomas imediatos da participação de mercado e margens de lucro reduzidas, reagindo como sempre reagiram, normalmente baixando preços, concedendo promoções, cortando custos e aprimorando serviços. O pensamento por trás dessas medidas é reforçado pelo sucesso de curto prazo, mesmo que temporário, mantendo Wall Street e seus indicadores obsoletos à distância (falaremos a respeito desses indicadores mais a diante).  

Considerando as características das mudanças atuais, esse comportamento é. No mínimo, retrógrado. Mesmo se a empresa focar outros atributos e habilidades, devemos assumir o compromisso pessoal de nos prepararmos para liderar em face da incerteza estrutural.

A partir do momento em que reconheci a magnitude das mudanças atuais, passei a trabalhar de modo a desenvolver maneiras práticas para os líderes não só se defenderem, mas também aproveitarem as mudanças. Descobri que querem está mais preparado para liderar agora e no futuro, nesta era de curvas acentuadas, possui as seguintes habilidades:

  1. Acuidade perceptiva
  2. Capacidade de enxergar oportunidades na incerteza
  3. Capacidade de divisar um novo caminho e se comprometer com ele
  4. Habilidade de realizar a transição para o novo caminho
  5. Capacidade de fazer com que a organização seja direcionável e ágil

No decorrer dos nossos posts, você terá a oportunidade de desvendar mais profundamente cada um desses itens, como exemplos, insights e ferramentas práticas para desenvolve-los.