O desenvolvimento e a produção de uma organização se relacionam diretamente com a contribuição de cada colaborador. Um time é composto por várias competências diferentes, e a soma de todas elas gera resultados positivos para o grupo. Mas para que os melhores resultados sejam atingidos, é essencial que o gestor se preocupe em como manter sua equipe motivada.

A motivação tem duas funções. A primeira é contribui para que tarefas sejam cumpridas com disposição, capricho e vontade. A segunda é contagiar os outros integrantes da equipe com o mesmo estado de espírito, uma vez que uma pessoa desmotivada pode acabar contaminando os colegas e afetando a eficiência do trabalho em equipe.

Muitos gestores ainda acreditam que o segredo para a motivação está em ações que demandam dinheiro. A remuneração, é claro, é um forte incentivo. Mas há outras maneiras de manter a equipe motivada que envolvem somente uma boa postura de liderança. A motivação no trabalho está ancorada em três pilares fundamentais:

Atenção

Os colaboradores desejam se sentir ouvidos pelo gestor, para poderem falar sobre as suas dificuldades e os desafios, além de propor novas formas de executar as tarefas com mais eficiência, de acordo com a realidade de cada equipe e tarefa.

Assim, tenha reuniões dedicadas a coletar esse feedback dos seus liderados. Se o encontro com a equipe durar uma hora, dedique cerca de 50 minutos para ouvir o que eles têm a dizer. Faça as suas observações e dê as orientações nos 10 minutos restantes, e reserve ainda uns minutinhos no fim para a palavra aos colaboradores.

Reconhecimento

Ter o seu esforço reconhecido é um prazer para a maioria esmagadora dos profissionais. Então, não guarde para você um elogio sobre um trabalho bem feito, uma tarefa executada antes do prazo, uma negociação fechada com sucesso. Faça elogios quando eles forem merecidos. Os colaboradores certamente ficarão felizes com isso.

Segunda chance

Quando você tem uma equipe tentando solucionar um problema ou levar a empresa ao crescimento, erros vão acontecer — principalmente se eles tiverem uma abordagem criativa ou inovadora.

Não tem nada de mal nisso. Quando os erros são legítimos, ou seja, quando são cometidos com boas intenções, eles fazem parte do processo de aprendizado e crescimento. Dê aos seus colaboradores uma segunda chance e uma oportunidade para que eles usem esses erros como uma ferramenta para se aprimorarem.

Prestar atenção constante a esses três pilares é uma forma eficiente de como manter a sua equipe motivada que não envolve custos. A seguir, vamos abordar algumas ações mais pontuais para que todos tenham bons níveis de energia profissional.

A motivação no trabalho é consequência de uma boa gestão executado por um líder competente. As nossas dicas sobre como manter sua equipe motivada dão uma forcinha mas, é importante você conhecer bem os membros de seu time e saber o que motiva cada um individualmente.

Se você sente dificuldade nessa aproximação com sua equipe, converse conosco. Podemos te ajudar com treinamentos práticos dentro de sua empresa.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria