Você sabe trabalhar em equipe? Esta competência é uma das habilidades mais valorizadas atualmente pelo mercado de trabalho e de forma alguma deve ser negligenciada. Embora todos os profissionais tenham suas próprias competências individuais, somente quando seus conhecimentos, ideias e suas experiências se juntam, é que os grupos ficam de fato mais fortes, preparados e competitivos.
Falar em trabalho em equipe é fácil. Difícil é alinhar interesses, competências e habilidades profissionais. Neste sentido, fomentar o trabalho em equipe é um desafio não apenas das empresas brasileiras. Em todo o mundo, as organizações de todos os segmentos e portes estão buscando modelos mais efetivos para formar, coordenar e alinhar seus grupos de profissionais e fazê-los somar suas forças.
Trabalhar em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial de carreira. Quando atingem cargos mais altos, as habilidades desenvolvidas nas atividades em grupo ainda podem ajudar na capacidade de liderar pessoas. No entanto, sendo um contexto que envolve lidar com outros, é imprevisível. Há possibilidade de desavenças, desequilíbrio no cumprimento das tarefas, má comunicação e até de gerar rupturas entre os membros.
Para evitar estas consequências e fazer com que se tire o melhor do trabalho em grupo, existem algumas dicas importantes que podem ajudar. Os efeitos se intensificam se todos os membros se esforçarem para colocá-las em prática:
Ter visão sistêmica
Procurar visualizar todas partes do processo e as etapas necessárias – ou seja, ver além das próprias atividades -, é a melhor forma de entender como cada um é importante para alcançar o resultado final. A visão sistêmica te dá a capacidade de enxergar melhorias gerais, pontos de ajuda e soluções mais estruturadas, facilitando o trabalho em equipe.
Confiar e ser confiável
A confiança é indispensável para um bom desempenho de uma equipe que tem um objetivo comum. E ela deve ser mútua, então se esforce para passar confiança para os outros. Um dos principais impulsionadores da confiança é demonstrar vulnerabilidade. Ela é necessária para que as pessoas se conheçam de verdade. Então, não tenha vergonha de demonstrar seus erros e defeitos – quando o momento for favorável para isso.
Entender a importância das opiniões divergentes
Não adianta querer se dar bem com todos fingindo ou omitindo o que enxerga, o que acredita e como considera que as coisas poderiam ser feitas. Uma pessoa que sabe trabalhar em equipe entende que o conflito de opiniões pode gerar melhores resultados. Isso porque garante discussões mais profundas e leva a soluções e decisões mais embasadas. É importante promover discussões entre os membros da equipe, que não envolvam desrespeito de qualquer ordem, para que todos sintam-se confortáveis em expor seu ponto de vista. Além disso, cada um deve procurar aceitar as posições divergentes.
Sentir-se responsável pelos resultados
Trabalhar em equipe significa ser responsável por um resultado coletivo. Em um time eficiente, todos sabem que para evoluírem e atingirem (ou superarem) as expectativas, é preciso também dar e receber feedback. Se você não for responsável pelo desenvolvimento do outro, o trabalho em equipe será apenas algo dividido em partes e não gerará aprendizados profundos.
Conhecer cada membro do time
Conseguir identificar como cada pessoa do time funciona, como produz e pensa é essencial para arquitetar cada etapa e momento em conjunto de forma com que todos consigam contribuir de acordo com suas particularidades. Conhecer o time ainda traz a capacidade de aproveitar as competências de forma mais profunda e em momentos específicos. Assim, também colabora para fomentar sentimento de pertencimento e necessidade nos membros.
Como está o trabalho em equipe na sua empresa? Tem notado os resultados? O que achou dessas dicas? Se gostou da matéria, compartilhe. Também acesse nossas redes sociais e deixe sua opinião.
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