Competências técnicas e comportamentais são dois atributos distintos que podem auxiliar os recrutadores durante um processo seletivo.
A competência refere-se à soma dos conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo, termo também conhecido como CHA.
É o conjunto desses três elementos que tornam o indivíduo apto para atuar em uma função, realizar determinada tarefa ou projeto.
O diferencial de uma empresa pode ser uma pessoa competente. Estratégias podem ser copiadas, tecnologias são acessíveis e as ideias abundantes, então, é preciso buscar por algo genuíno, os verdadeiros talentos.
Mas mais do que isso, é preciso entender a diferença entre competência técnica e comportamental, bem como desenvolvê-las dentro de sua empresa.
O que são competências técnicas?
Competências técnicas se referem à aptidão para empregar os meios disponíveis, visando atingir os objetivos propostos para certa função. Assim, são atributos geralmente relacionados ao conhecimento do candidato em relação a sua experiência profissional e acadêmica.
Por um instante, imagine que está buscando um profissional para a área de vendas. Entre as competências técnicas, é possível destacar:
- conhecimento do pacote Office;
- domínio básico de matemática financeira;
- formação em marketing e/ou administração;
- domínio intermediário do inglês;
- pleno conhecimento sobre os produtos/serviços a serem vendidos.
É importante que a empresa também se preocupe em manter seus colaboradores atualizados quanto às competências técnicas, seja por meio de cursos, eventos ou dinâmicas de grupo.
O que são competências comportamentais?
Já as competências comportamentais se referem à existência de características pessoais compatíveis com as exigências do cargo. Dessa forma, aqui temos habilidades mais focadas em características individuais da pessoa e de que modo ela se comporta no dia a dia de trabalho.
São os hábitos e atitudes, elementos que podem ser adquiridos ao longo da vida profissional ou pessoal. De acordo com seus comportamentos, um profissional pode ser considerado adequado para um cargo, bem como aderente à empresa ou equipe de trabalho.
Imagine a contratação do mesmo vendedor. Como parte das suas competências comportamentais, é possível destacar:
- habilidade de negociação e comunicação;
- pontualidade e assiduidade no trabalho;
- respeito às normas, valores e políticas internas;
- otimismo, paixão e comprometimento com o trabalho.
As competências comportamentais são mais difíceis de serem desenvolvidas, pois diferentemente das competências técnicas, que podem ser adquiridas em cursos, estas estão ligadas ao comportamento.
Mesmo assim, também é responsabilidade da empresa desenvolver as competências comportamentais dos seus funcionários, garantindo que eles atuem alinhados a cultura da empresa.
Por que esse é um assunto importante? Quando você começa a trabalhar com a gestão das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores em sua empresa, é possível melhorar os resultados da organização como um todo.
Na prática, esse processo pode ser um tanto complexo, porque cada cargo tem uma exigência diferente em relação às características pessoais e técnicas. Por isso, o recomendado é que sejam analisados os atributos necessários e saber quais deles são mais relevantes.
Se você tem interesse em desenvolver competências técnicas e comportamentais para os cargos na sua empresa, converse com a gente. Podemos te ajudar!
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