Competências técnicas e comportamentais são dois atributos distintos que podem auxiliar os recrutadores durante um processo seletivo.

A competência refere-se à soma dos conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo, termo também conhecido como CHA.

É o conjunto desses três elementos que tornam o indivíduo apto para atuar em uma função, realizar determinada tarefa ou projeto.

O diferencial de uma empresa pode ser uma pessoa competente. Estratégias podem ser copiadas, tecnologias são acessíveis e as ideias abundantes, então, é preciso buscar por algo genuíno, os verdadeiros talentos.

Mas mais do que isso, é preciso entender a diferença entre competência técnica e comportamental, bem como desenvolvê-las dentro de sua empresa.

 

O que são competências técnicas?

Competências técnicas se referem à aptidão para empregar os meios disponíveis, visando atingir os objetivos propostos para certa função. Assim, são atributos geralmente relacionados ao conhecimento do candidato em relação a sua experiência profissional e acadêmica.

Por um instante, imagine que está buscando um profissional para a área de vendas. Entre as competências técnicas, é possível destacar:

  • conhecimento do pacote Office;
  • domínio básico de matemática financeira;
  • formação em marketing e/ou administração;
  • domínio intermediário do inglês;
  • pleno conhecimento sobre os produtos/serviços a serem vendidos.

É importante que a empresa também se preocupe em manter seus colaboradores atualizados quanto às competências técnicas, seja por meio de cursos, eventos ou dinâmicas de grupo.

 

O que são competências comportamentais?

Já as competências comportamentais se referem à existência de características pessoais compatíveis com as exigências do cargo. Dessa forma, aqui temos habilidades mais focadas em características individuais da pessoa e de que modo ela se comporta no dia a dia de trabalho. 

São os hábitos e atitudes, elementos que podem ser adquiridos ao longo da vida profissional ou pessoal. De acordo com seus comportamentos, um profissional pode ser considerado adequado para um cargo, bem como aderente à empresa ou equipe de trabalho.

Imagine a contratação do mesmo vendedor. Como parte das suas competências comportamentais, é possível destacar:

  • habilidade de negociação e comunicação;
  • pontualidade e assiduidade no trabalho;
  • respeito às normas, valores e políticas internas;
  • otimismo, paixão e comprometimento com o trabalho.

As competências comportamentais são mais difíceis de serem desenvolvidas, pois diferentemente das competências técnicas, que podem ser adquiridas em cursos, estas estão ligadas ao comportamento.

Mesmo assim, também é responsabilidade da empresa desenvolver as competências comportamentais dos seus funcionários, garantindo que eles atuem alinhados a cultura da empresa.

 

Por que esse é um assunto importante? Quando você começa a trabalhar com a gestão das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores em sua empresa, é possível melhorar os resultados da organização como um todo. 

Na prática, esse processo pode ser um tanto complexo, porque cada cargo tem uma exigência diferente em relação às características pessoais e técnicas. Por isso, o recomendado é que sejam analisados os atributos necessários e saber quais deles são mais relevantes.

Se você tem interesse em desenvolver competências técnicas e comportamentais para os cargos na sua empresa, converse com a gente. Podemos te ajudar!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria

E-mail: janay@janayconsultoria.com.br