A competição entre os colaboradores é uma prática comum nas empresas, até certo ponto é considerada saudável.
A competitividade no ambiente profissional pode estimular o colaborador a empenhar-se mais para atingir melhores resultados. Atualmente é uma realidade de muitas organizações, mas para que essa prática não se torne um grande problema para os negócios, o nível de competição interna entre os colaboradores precisa ser constantemente medido e direcionado.
Com monitoramento e análises criteriosas destas disputas no trabalho, as organizações conseguem encontrar profissionais com os perfis corretos para cada cargo oferecido, o que consequentemente otimiza a gestão de talentos e aumenta a produtividade.
Ao mesmo tempo é necessário cautela. Quando tal prática sai de controle, a competição no ambiente de trabalho ocasiona problemas e prejuízos para a organização. A situação torna-se desfavorável quando:
1. Interfere na rotina, diminuindo a produtividade e gerando estresse.
2. Não há ética. Profissionais que prejudicam os colegas para sobressair-se.
3. O local de trabalho transforma-se num ambiente hostil, o que compromete o desempenho da equipe e da organização como um todo.
4. Sentimento de ciúmes e inveja entre os colaboradores, resultando em conflitos. A disputa deve ser honesta, sem intrigas ou sabotagens.
A competição no ambiente corporativo, com planejamento e alguns cuidados, auxilia no desenvolvimento da empresa, porém deve ser estimulada e ocorrer de forma saudável, tanto para a instituição quanto para os profissionais. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!