Você sabe o que é uma comunicação assertiva e porque este é um método eficaz para a resolução de problemas de comunicação nas empresas?

Provavelmente, você respondeu à questão acima dizendo que se trata de uma comunicação feita de forma direta, sem rodeios e sem erros, e por isso ela é tão eficaz, não é mesmo?

Em partes sim, sua resposta está correta. Mas a comunicação assertiva não está relacionada diretamente com o conceito de certo ou errado.

Ela está mais relacionada ao conceito de uma comunicação que é feita de forma clara, segura e que não causa dúvidas no receptor.

A comunicação assertiva é o método de transmitir informações, colocando em prática a habilidade que um profissional tem em se comunicar e se relacionar com o seu público, de forma que consiga conquistar a colaboração e atenção de todos.

Portanto, quais as verdadeiras características da comunicação assertiva e quais são seus benefícios?

Muitas vezes, em razão de algumas características, o que é comunicação assertiva pode ser confundido com o conceito da comunicação agressiva. Utilizando alguns pontos de semelhança, muitos profissionais agem de forma mais incisiva sob o argumento de que é comunicação assertiva.

É importante deixar claro que as duas metodologias são completamente distintas. E para você não correr o risco de cometer tais erros, entenda, de forma detalhada, o que é que a comunicação assertiva tem de diferente da comunicação agressiva.

 

Comunicação agressiva

A comunicação agressiva está voltada à imposição, com recorrentes julgamentos e avaliações prévias sobre o outro. Em casos mais extremos, ocorrem desqualificações por parte do emissor.

Por exemplo: quando o seu chefe não realiza uma boa organização de tarefas, as atividades com antecedência, então, na parte final do expediente, ele pressupõe que você tem condições de realizar todas as pendências até o horário da saída.

Não há empatia ou qualquer tentativa de se colocar no seu lugar, apenas um comunicado impondo que você realize tais atividades.

Comunicação assertiva

Como já explicado, o que é que a comunicação assertiva tem de diferente da comunicação não assertiva é que nela também temos o direito de falar o que pensamos, mas de maneira responsável e considerando o momento e as condições do próximo.

Aqui, o objetivo só é consolidado quando as duas partes conseguem dialogar, com ambos respondendo os questionamentos e apresentando feedbacks positivos.

A empatia é o que predomina com a assertividade na comunicação, em que cada lado apresenta as suas justificativas. Aqui, você se responsabiliza por suas ações, mas sem agressões ou julgamentos.

Benefícios de ser assertivo

A assertividade fornece vários benefícios que podem ajudá-lo tanto em seu local de trabalho quanto em outras áreas de sua vida. Em geral, pessoas assertivas se tornam grandes líderes. Bons gestores, que tratam as pessoas com justiça e respeito, tendem a ser tratados da mesma forma. Isso significa que frequentemente são bem-vindos e vistos como líderes com os quais as pessoas querem trabalhar e podem contar.

A comunicação assertiva também ajuda a negociar soluções “win-win”, por exemplo. O gestor que desenvolve essa característica é capaz de reconhecer o valor da posição contrária e pode rapidamente encontrar um terreno comum para ter uma negociação bem sucedida. São realizadores e solucionadores de problemas e se sentem habilitados a fazer o que for preciso para encontrar a melhor solução para os dois lados.

Além disso, a pessoa assertiva adquire, ou já tem, uma personalidade menos estressada e menos ansiosa. A autoconsciência faz parte de seu dia a dia, e não há espaço para se sentir ameaçada quando as coisas não saem como planejado. Com calma e maestria consegue resolver problemas complexos.

 

Você percebe a Comunicação Assertiva funcionando na sua empresa? Ou sente que há falhas de comunicação prejudicando a resolução de problemas? Fique de olho na próxima parte da matéria, pois podemos te ajudar a aplicar a Comunicação Assertiva.

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