A comunicação de um líder é, realmente, a chave para que ele exerça uma liderança assertiva e inspiradora. Afinal, não existe outro modo de influenciar as pessoas que não passe obrigatoriamente pela comunicação entre elas.

Essa comunicação é muito importante para qualquer papel profissional, mas quando falamos de liderança, falamos de algo ainda mais sério. Afinal, o líder precisa entender o direcionamento da empresa e o que é estratégico para ela e distribuir isso de forma prática dentro de seu time, para que fique claro para cada colaborador o que é necessário realizar, pois a única forma de obter o resultado que se deseja e da forma que se deseja, é deixando essas informações claras.

O grande problema é que mesmo sabendo dos benefícios, muitos gestores ainda subestimam a necessidade de desenvolver e aprimorar continuamente sua liderança e comunicação. Com isso, eles acabam deixando de lado estas importantes competências profissionais e limitando seus resultados junto à sua equipe. É importante dar atenção a este ponto, pois se esta mentalidade não for mudada, esse comportamento pode também prejudicar a carreira do líder como um todo, sabotando sua vida profissional em vários aspectos.

Por outro lado, quando você consegue usar as ferramentas de comunicação certas, é possível ajudar a sua equipe a alcançar um desempenho máximo. E não há nada mais poderoso do que se comunicar de uma maneira que, realmente, ressoe com os seus funcionários. Separamos os principais estilos de comunicação que cada líder deve ter na sua caixa de ferramentas e como usá-los:

 

Aprenda a ouvir

A base da comunicação está na capacidade de ouvir e entender o que o outro diz. Você não será capaz de se comunicar com eficiência se as informações que processa foram afetadas por ruídos e julgamentos inconscientes da sua parte. Isto acontece, por exemplo, sempre quando alguém que você não se identifica tenta conversar com você. É preciso estar aberto para ouvir o outro. É necessário fazer um esforço consciente para entender o que o outro deseja comunicar. Como líder, ouça mais do que fale. Faça perguntas para esclarecer o que o outro está tentando te dizer. Parafraseie para confirmar se você está entendendo adequadamente. Esta é a única forma de coletar informações importantes para apoiar a sua tomada de decisão.

Seja assertivo e direcione a sua equipe

Direcionamento é uma habilidade fundamental, principalmente quando está conduzindo uma equipe de profissionais menos experientes ou quando um problema é identificado e ações corretivas são necessárias. Como líder você precisa orientar as pessoas e mostrar o caminho mais adequado. É seu papel tomar decisões e conduzir os colaboradores com responsabilidade através de um plano de ação claro. Dependendo da situação, talvez seja necessário elevar a temperatura da comunicação para que as pessoas entendam a importância do que está dizendo, mas lembre-se que elevar a temperatura não é ser agressivo. É manter a sua assertividade apenas utilizando uma comunicação não-verbal mais séria e direta.

Comunique-se para capacitar as pessoas

Sempre que perceber um colaborador sofrendo para executar determinada atividade, é necessário que você entre em ação. Por ter mais experiência profissional, você poderá oferecer o mesmo passo a passo que utilizou no passado para resolver a situação. Mostre que você já passou por dificuldades parecidas, aprendeu a lidar com elas e apresentará um meio para que o colaborador atue com mais facilidade. Após ensinar uma estrutura para que a pessoa execute a atividade, acompanhe os resultados. Se necessário, mostre outros meios para resolver o mesmo problema, principalmente se o colaborador tiver menos experiência ou maturidade. Ajude-o neste processo de desenvolvimento. Ouça-o e ofereça ideias.

Facilite a reflexão para elevar a maturidade da equipe

Se estiver interagindo com colaboradores mais maduros, você deve respeitar a autonomia deles. Desta forma, ensinar estruturas prontas não é o melhor caminho. Você pode simplesmente questionar o colaborador para que ele encontre as respostas mais adequadas para resolver as dificuldades enfrentadas, segundo o seu contexto de vida. Em um primeiro momento, você pode ficar incomodado com o tempo que o profissional pode levar para achar as suas respostas, mas não desanime. Mantenha uma postura de questionamento até que o colaborador se familiarize com o processo e aprenda a gerar ideias por conta própria. Dê opções e deixe-o criar um caminho para alcançar os resultados desejados.

 

Para trabalhar comunicação podemos usar diversas estratégias e ferramentas, mas aqui queremos reforçar a importância de estar conectado e entender o outro, em primeiro lugar, para que em um segundo momento as ferramentas possam ser proveitosas, e o impacto positivo que isso pode trazer para a comunicação, para o ambiente de trabalho e para o alcance de resultados. Gostou da leitura? Acesse nossas redes sociais e confira mais dicas nos próximos posts.

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