A pandemia da COVID-19 forçou mudanças bruscas em várias empresas. Demissões, diminuição de salário e home office são realidades que vivemos. Diante de uma retomada da economia e recolocação profissional, o isolamento social destacou habilidades que antes não eram tão consideradas e evidenciou outras que estão fazendo a diferença nas organizações.

O cuidado e o apoio do líder perante a equipe neste momento crítico podem formar gestores mais confiáveis e equipes mais motivadas para quando a crise acabar. A crise da covid-19 vai passar, e depois dela é que se verá como os líderes se portaram durante essa provação. Cuidar e apoiar agora criará equipes motivadas e conscientes de que têm uma condução segura na qual podem confiar.

Conheça desafios que os líderes pós-pandemia precisarão vencer para gerenciar processos e contar com um time alinhado e plural:

Gestão humanizada

Antes do isolamento social já se falava sobre se ter uma visão mais colaborativa do trabalho, não só pensando apenas em criar um ambiente mais afetuoso, mas também porque a humanização da gestão aumenta a produtividade da empresa. Quando o trabalhador está satisfeito com a atividade desempenhada e com a empresa, o resultado dos seus esforços é melhor e mais lucrativo.

Nos últimos meses a crise financeira e incertezas com o futuro tem sido mais fácil identificar pessoas com ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Por esta razão, as lideranças precisam garantir que no pós-pandemia sua abordagem com os colaboradores seja totalmente humanizada.

Pontos importantes para líderes e liderados considerarem:

  • Flexibilidade: conseguir se adaptar às circunstâncias;
  • Colaboração: trabalhar positivamente em grupo;
  • Resiliência: se adaptar quando colocado sob pressão;
  • Comunicabilidade: saber ouvir e falar para que haja um diálogo claro e eficaz.

Gestão de Finanças

Mais do que enxugar as contas, investir em áreas vitais e ter um bom planejamento financeiro, o grande “gargalo” das empresas está no acompanhamento diário e alinhamento das expectativas do negócio. Por essa razão, é importante ter dados precisos sobre as condições do financeiro, dessa forma a tomada de decisão será mais assertiva. Existem alguns relatórios importantes que podem prover embasamento para a análise. 

Alguns pontos de melhoria importantes no novo cenário seriam:

  • Reavaliar custos e fornecedores;
  • Automatizar processos internos que demandam muito tempo e afetam na produtividade;
  • Atualize a DRE (Demonstração de Resultado de Exercício) da sua empresa à nova realidade.

Comunicação

A pandemia da Covid-19 em 2020 mostrou para muitos empreendedores que a comunicação também faz parte do processo de vendas. Seja no ponto de vendas, apresentando os produtos ou uma estratégia de atendimento on-line, as empresas precisam investir na comunicação.

O desafio de muitos líderes será traduzir os desejos da corporação para os colaboradores e para os clientes de maneira clara e objetiva. Para garantir que a comunicação está funcionando são necessários prestar atenção em alguns pontos:

Seja coerente

Antes de tomar qualquer decisão, pense se aquilo está alinhado com os propósitos da empresa e tenha certeza que todos os pontos a serem analisados nela estão alinhados. Quanto mais objetivo, melhor! Quando seu propósito é claro e aplicado em todas as estruturas do seu negócio, clientes e colaboradores se identificam e crescem as chances do fluxo de comunicação acontecer de forma positiva.

Peça feedbacks

Nada melhor do que ouvir a opinião de quem vivenciou ou está vivenciando uma experiência com seu negócio, seja ela positiva ou negativa. Pedir feedbacks faz parte de uma boa gestão e é essencial para direcionar as suas decisões futuras.

São muitos os desafios e incertezas que o pós-pandemia trouxe para a liderança e para desenvolver a melhor estrutura de negócios, mas, juntos podemos superar e crescer diante desse momento. Conte conosco para te ajudar! Incentivo e uma visão positiva são fundamentais agora!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria