Você já se pegou admirando amigos e colegas por suas conquistas profissionais e fica se perguntando como elas foram possíveis? A resposta é simples: são pessoas preparadas que tinham as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades que surgiram na carreira.

Para algumas pessoas isso acontece por conveniência. Mas, aqueles que não querem deixar ao acaso e preferem tomar o controle de sua vida profissional, buscam o desenvolvimento de carreira. Assim, estão sempre preparados para conquistar seus objetivos. 

O verdadeiro desenvolvimento de um profissional ocorre na sua rotina de trabalho. Portanto, é essencial que a empresa ofereça para seus integrantes treinamentos e capacitações, para que eles consigam melhorar suas habilidades e competências e, assim, potencializar a entrega de resultados à organização.

Engana-se quem pensa que tais treinamentos e capacitações só ocorrem quando o profissional é contratado. Para um desenvolvimento efetivo e contínuo dos colaboradores, a empresa deve investir constantemente em boas formações, para assim, garantir crescimento profissional, melhorias e adaptações nos processos da organização.

As capacitações e treinamentos são formas de manter os profissionais da organização motivados e atualizados com as ferramentas que chegam ao mercado. Isso caracteriza um investimento que a empresa realiza em sua equipe e seu retorno é esperado em aumento e otimização da produtividade. 

Confira abaixo tendências de treinamentos e desenvolvimento de pessoas, que podem ser utilizados pelas organizações, para contribuir com o crescimento contínuo dos colaboradores e consequentemente da empresa:

 

Comunicação Assertiva

Você pode achar que este tipo de treinamento já está batido, entretanto, falhas na comunicação dentro das organizações são um dos principais gaps e um dos que mais atrapalham o bom andamento dos processos organizacionais. Dessa forma, a empresa que opta por este tipo de treinamento está à frente das demais, uma vez que dá importância a algo que certamente vai transformar positivamente a sua realidade.

O treinamento é voltado para desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação dos colaboradores, para que, com uma melhor oratória, eles consigam se comunicar de forma clara e objetiva em reuniões, apresentações, mensagens instantâneas, e-mails, entre outros meios. Além disso, existe também a possibilidade de criarem um bom relacionamento interpessoal e networking.

Desenvolvimento de Lideranças

Com o objetivo de explorar ainda mais as habilidades de liderança dos colaboradores, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, as empresas têm a possibilidade de fomentar este tipo de treinamento. Formações como estas são essenciais, pois garantem, não só ao profissional, mas também à organização como um todo, maior capacidade de gerir e administrar pessoas e processos com a maestria necessária para que se alcance bons resultados.

Assim, as empresas que desejam obter a melhor performance de seus colaboradores, precisam investir neste tipo de treinamento, uma vez que a liderança tem impacto direto no clima e cultura organizacional, motivando e incentivando cada colaborador a dar o melhor de si, em prol de objetivos em comum compartilhados todos.

É importante ressaltar que não apenas os cargos gerenciais devem desenvolver a liderança, mas em todos os níveis da hierarquia da empresa se deve estimular este espírito. Esse aspecto de que todos colaboradores sejam líderes de suas responsabilidades tende a tornar mais eficazes a execução de tarefas e projetos. Assim como, aumenta o engajamento das pessoas em relação à empresa. 

Desenvolvimento de Competências e Habilidades

É também papel das empresas ajudar seus colaboradores a aprimorarem suas principais competências e habilidades, bem como a desenvolverem melhor aquelas que eles têm mais dificuldades no dia a dia.

Assim, investir em formações voltadas para o aumento da produtividade, para torná-los mais proativos, para organizar melhor a rotina e o dia a dia de trabalho, entre outras, fará com que os ganhos sejam altamente significativos para os negócios como um todo.

Treinamento comportamental

O objetivo desse tipo de treinamento é capilarizar os valores e a cultura organizacional da empresa para a sua equipe. Além disso, a expectativa é aperfeiçoar as aptidões dos integrantes da organização em concordância com a cultura da empresa. 

Isso não significa padronizar as ações dos profissionais da equipe, pelo contrário a expectativa é que as habilidades pessoais de destaque de cada pessoa estejam em concordância com os valores da empresa, a fim de que não haja dissonância entre a organização e o colaborador. 

Nesse tipo de treinamento, deve-se primar pelo desenvolvimento e melhoria de aspectos comunicativos e trabalhar a empatia, para que, assim, haja maior sinergia entre os membros da equipe. 

Treinamento de equipe

Como diz o próprio nome, esse treinamento é especialmente realizado para profissionais que trabalham juntos em equipe. O objetivo aqui não está voltado para o desenvolvimento do indivíduo, mas sim para melhorar o time como um todo. 

Nesse tipo de treinamento, procura-se aprimorar a sinergia da equipe, através de técnicas que a tornam mais integrativa e comunicativa. O melhor entrosamento possibilita melhor execução de trabalhos e projetos. 

Outro princípio primordial é trazer o valor da colaboração para o trabalho em equipe, uma vez que a partir dela os indivíduos conseguem enxergar que a ajuda mútua resulta em uma maior facilidade de performance. Ainda, é importante ressaltar que isso não significa a transferência de responsabilidades, pelo contrário significa que os membros possuem responsabilidades individuais, mas que não impedem que se ajudem entre si para obter um melhor resultado.

No treinamento de equipe pode ser trazido como exemplos de melhorias situações que simulam a prática diária da equipe, trabalhar melhor o relacionamento entre os participantes do time, reuniões que discutam mais profundamente sobre os serviços ou produtos da empresa, entre outras técnicas. 

Coaching Corporativo

Através da metodologia do Coaching, a empresa consegue identificar qualidades, pontos de melhoria, desenvolver a liderança de seus gestores e demais colaboradores, identificar ruídos de comunicação, desenvolver metas e objetivos assertivos, motivar seus profissionais e aumentar a produtividade deles, garantindo assim, melhores resultados.

É papel da empresa, criar um ambiente propício para que seus colaboradores se sintam à vontade para expor ideias, inovar e trabalhar. Nesse sentido, o constante treinamento e capacitação dos profissionais é essencial, visto que eles geram evolução para os indivíduos e para a organização, além do alcance de resultados extraordinários.

Por isso, o investimento em formações que unam desenvolvimento de pessoas e Coaching têm mais chances de trazer retorno positivo às empresas, já que estamos falando de um treinamento completo, que utiliza um mix de conhecimentos para o alcance de objetivos e metas de maneira ainda mais assertiva.

 

O que acha desses treinamentos? Acesse nossas redes sociais e comente quais treinamentos você acha mais importante para o seu desenvolvimento pessoal e responda nossa enquete nos stories!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria