Uma tendência vem ganhando escala e profundidade em todo o mundo: a humanização.

Como isso se aplica para Empresas? Uma Empresa Humanizada se empenha através de suas palavras e ações para serem bem-vistas por clientes, funcionários, fornecedores, comunidade e acionistas, aderindo os interesses de todos, pra que todos cresçam e prosperem juntos.

Estas empresas distribuem para o mundo estilos de negócio mais conscientes, humanizados, inovadores e sustentáveis. São motivadas por paixão e por um plano transformador, e não por dinheiro. Elas criam impacto, prosperidade e agregam crescimento e responsabilidade social para todos os grupos envolvidos no empreendimento. Dessa forma, tentam transformam o mundo em um lugar melhor pelo modo como fazem seus empreendimentos.

Em tempos de pandemia, cada vez mais empresas com práticas conscientes e humanizadas tem ganhado respeito do público e dos consumidores.

No livro Empresas Humanizadas – Pessoas, Propósito e Performance”, referência no assunto, os autores trazem os 04 pilares de toda empresa que adota uma gestão consciente e emocionalmente inteligente a ponto de ser tida como humanizada. Veja abaixo:

 

Propósito maior

Isso significa se envolver e relacionar com seus stakeholders a fim de sanar suas necessidades. Deste modo, a lucratividade torna-se uma consequência de uma postura mais ativa, consciente e afetuosa. Os funcionários encontram satisfação em fazer parte, os clientes se conectam aos valores corporativos pela sua honestidade e, num ciclo, a empresa torna-se um agente de transformação social.

 

Orientação para stakeholders

A afetividade de uma empresa com seus stakeholders é o grande diferencial competitivo. Toda ação estratégica leva em consideração o quanto a organização é efeito da interdependência de todos eles – funcionários, clientes, comunidade, meio-ambiente e acionistas. Essa característica diz respeito a um pilar do capitalismo consciente cuja premissa é a relação “ganha-ganha”.

 

Liderança consciente

Líderes conscientes significam pessoas atentas ao zeitgeist, ou seja, à realidade social e os efeitos delas sobre as pessoas ao seu redor. Esse tipo de líder atua de forma a promover a integridade de seus liderados diante das demandas sociais, oferecendo um espaço de segurança psicológica e apoio para se alcançar os resultados esperados. Por sua vez, isso reverbera em toda a cadeira de stakeholders, fortalece a cultura e o propósito da empresa.

 

Cultura consciente

A cultura corporativa é o maior patrimônio de uma empresa. Uma cultura consciente concilia eficácia operacional com conexão emocional. É alvo de constante melhorias e aperfeiçoamento, no qual todos os funcionários – líderes e liderados – passam por capacitação e desenvolvimento constante. Maior o nível de consciência, pessoa mais inteligentes, maduras e autogerenciáveis.

 

Na época em que vivemos o ser humano tem buscado por experiências significativas e um senso de realização profundo. Ao se considerar esse fator humano dentro do ambiente corporativo, os negócios passam por uma remodelagem de 360° e se humanizam. É a chamada gestão humanizada.

É claro que não é uma tarefa fácil aplicar isso na gestão e reformular toda a cultura da empresa. Mas, é possível a transformação e você perceberá mais sentido no seu propósito como empresa.

Se você percebe a importância disso e deseja essa mudança no estilo de liderar, converse com a gente! Podemos e queremos te ajudar!

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria