As pressões do trabalho diário e a imersão total em detalhes táticos podem limitar nosso pensamento e nossa visão. ”. Mas o que posso fazer? ”, você pergunta. “O dia tem só 24 horas, e o corro o risco de perder o trabalho se não me dedicar aos números e operações do presente! ”  Minha resposta é praticar a acuidade perceptiva agora faz parte do seu trabalho e o valorizará como líder. E, a propósito, para desenvolver a acuidade perceptiva, você não precisa de tanto tempo, mas de foco e disciplina para observar diferentes coisas no dia a dia. A seguir, apresentamos uma série de ferramentas que você pode utilizar para desenvolver a acuidade perceptiva pessoal e da sua organização.

O EXERCÍCIO DE DEZ MINUTOS

  Como as mudanças não esperam o ciclo de planejamento anual. É importante ter o hábito de identificar sementes e catalisadores com frequência. Algumas empresas dedicam dez minutos de cada reunião semanal para esse propósito. O ritmo condiciona as pessoas a prestarem atenção e ligarem seus radares. As mudanças estruturais muitas vezes são equivocadamente diagnosticadas como problemas operacionais quando surgem. Por isso, é bom envolver pessoas de diversos níveis da organização para ajudar a identificar tais mudanças.

Em toda reunião de uma hora ou mais, dedique os primeiros dez minutos para falar sobre anomalias do meio externo. A cada encontro, peça para um membro diferente apresentar á equipe uma incerteza é essa, por que ela aconteceu, ou por que poderia acontecer? A pessoa encarregada da apresentação deve fazer uma pesquisa prévia, utilizando o Google e outras fontes, sem contar com a visão de consultores e outros membros da equipe. O grupo, então, passa a discutir quem está tirando proveito da curva da estrada ou incerteza, quem está no ataque, e quem foi pego de surpresa. Esse exercício amplia a visão de toda a equipe e fortalece sua capacidade de percepção.

As reuniões de equipe costumam ser realizadas uma vez por semana. Portanto, a prática semanal de buscar sementes de mudanças radicais em áreas com as quais as pessoas talvez não tenham familiaridade expande a visão de todo mundo e ajuda o grupo a ser mais perspicaz. O importante é que este exercício altera nossa atitude frente à mudança, permitindo que as pessoas nossa atitude frente à mudança, permitindo que as pessoas sugiram mudanças em seu próprio negócio. Este é um dos recursos mais eficazes que existem para crescimento pessoal e expansão do potencial individual. E essa prática é ainda mais poderosa quando os líderes de diferentes níveis conduzem as sessões com as pessoas em sua unidade, ajudando a empresa a focar mais no externo e tornar-se, portanto, menos resistente ás mudanças.

PROCURE PONTOS DE VISTA CONTRÁRIOS

Ponha á prova suas percepções conversando com outras pessoas, especialmente aquelas com visões contrárias ás suas.

Acompanhar os eventos políticos do outro lado do mundo ou os modelos de negócios de outras indústrias pode parecer uma missão impossível para os gerentes de nível médio, mas pense de novo. As sementes de mudanças que podem fazer que uma empresa ou indústria se torne obsoleta normalmente atingem um produto ou segmento de mercado primeiro. Portanto, os gerentes de nível médio devem aprimorar sua habilidade de observar o meio externo tanto quanto aqueles em posições mais altas. E estar perto dos clientes, como é o caso de muitos gerentes de nível médio, é uma vantagem, porque eles podem enxergar o mundo pelos olhos dos clientes. Os gerentes de nível médio também estão próximos dos fornecedores e tem muitas redes sócias em outras indústrias, que são grandes fontes de novas ideias. Essa habilidade também ajudará um gerente de nível mais pessoal, definir um plano de carreira em sintonia em a realidade externa.

Seu grupo social também pode fortalecer sua capacidade de percepção. Cercar-se de pessoas diferentes áreas, com diferentes posturas em relação aos riscos, pode ajudá-lo a ver o mesmo mundo com outros olhos. Discutir sobre suas percepções externas é uma forma de aprimorá-las, porque as percepções são comparadas.

DISSECAR OCASIONALMENTE O PASSADO

Outra maneira de desenvolver sua acuidade perceptiva é uma base na história. Uma olhada no espelho retrovisor pode ser útil. Passe um tempo com os colegas e foque uma grande mudança externa que atingiu sua indústria ou alguma outra indústria em algum momento dos últimos 50 anos. Disseque essa mudança. Quais foram suas sementes e quem foram os catalisadores responsáveis pela mudança?

MERGULHE NAS FONTES DE RISCO

DESENVOLVA CONTINUAMENTE SEU MAPA MENTAL DE MUDANÇAS EM DIVERSAS INDÚSTRIAS

CONSIDERE QUEM PODERIA USAR UMA INVENÇÃO, PATENTE OU NOVA LEI PARA CRIAR UMA CURVA NA ESTRADA

O inventor é motivado a fazer a diferença?  Alguém mais usará a invenção? Quem tem o interesse e/ou os recursos para fazer alguma coisa com isso? O custo decorrente da capacidade crescente dos microprocessadores e o baixo custo.

PERGUNTE “QUAIS SÃO AS NOVIDADES? ”

Quando as pessoas lhe perguntam “Quais são as novidades? ”, geralmente, é apenas para puxar conversa. Mas Jack Welch, CEO da GE de 1981 a 2001, queria realmente saber as novidades, e mostrava muito interesse quando encontrava algo novo,

Agora ensino a importância de perguntar “Quais são as novidades? ” Em programas executivos e no meu trabalho de coach com diretores. Recebo bastantes feedbacks atestando a eficácia dessa simples pergunta em termos de estimular novas maneiras de pensar, expandir a imaginação e conectar informações diversas.

Também adquiri o hábito diário de perguntar ”quais são as novidades? ”.   Por exemplo: em uma recente conversa com um editor da Harvard Business Review, perguntei quais eram os novos assuntos pelos quais ele se interessava e quais representavam os maiores desafios. Quando ele mencionou robótica, pedi mais detalhes. 

RECORRA ÁS PESSOAS DE FORA PARA INTENSIFICAR SUA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO Recorra a terceiros para pesquisas na mídia do mundo inteiro e obter informações sobre tópicos fundamentais que estão surgindo e anomalias que estão desfazendo padrões.

OBSERVE O CWNÁRIO SOCIAL

Preste bastante atenção nas mudanças da sociedade e nos novos comportamentos de consumo. As questões sociais são acompanhadas rapidamente pela mídia e, ás vezes, seguias de escrutínio ou regulamentação, ao entrarem na esfera política.

SEJA UM LEITOR VORAZ

Seja qual foi a ferramenta que você use para desenvolver a acuidade perceptiva, tenha em mente que enxergar o mundo com uma visão mais ampla não é só um exercício acadêmico. Você precisa valer-se de suas observações para definir um curso para sua organização e conduzi-la através das mudanças detectadas.

Os próximos posts o ajudarão a definir seu caminho.

 

Hora de Avaliar!!

Avalie a si mesmo em uma escala de 1 a 10:

  • Você costuma identificar irregularidades, contradições e novas tendências conversando com pessoas e lendo jornais e revistas?
  • Expandiu a sua rede de informação ultimamente, indo além de sua indústria, país e zona de conforto, para ampliar sua visão e enxergar com os olhos dos outros?
  • Possui o hábito de reunir suas observações sobre o cenário externo e explorar os possíveis impactos de fatores externos sobre sua indústria? Você está dedicando tempo e atenção suficiente a isto?
  • Conseguiu identificar catalisadores cujas atividades deve acompanhar? Identificou as “sementes” que um catalisador pode utilizar? E as barreiras que um catalisador terá de transpor para progredir?
  • Tem uma metodologia para aprimorar sua acuidade perceptiva, como formular uma hipótese sobre uma possível nova tendência ou ações de um catalisador, revendo suas previsões mais tarde para determinar seu nível de precisão?
  • Incentiva e valoriza a acuidade perceptiva de seus subordinados?
  • Quais ferramentas especificas você está usando para aperfeiçoar sua acuidade perceptiva e a acuidade perceptiva de seus subordinados? Você desenvolveu alguma ferramenta nova?