Não há dúvida de que os colaboradores são os ativos mais valiosos das empresas.

Uma boa gestão de pessoas tem o poder de humanizar as relações nas empresas e mobilizar os colaboradores em prol do seu pleno potencial. 

Muito além das rotinas do antigo departamento pessoal, essa área é responsável por selecionar, engajar, inspirar e desenvolver talentos essenciais para o sucesso da empresa.

A gestão de pessoas envolve uma série de ações focadas em aumentar o bem-estar do funcionário e melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, ela exerce um papel estratégico na organização.

Mas para criar uma metodologia de gestão de pessoas eficaz é preciso levar em consideração cinco pilares principais:

 

1º Pilar: Motivação

O ponto inicial de uma boa gestão de pessoas é a motivação. Ela é o motor que move os funcionários a darem o melhor de si constantemente.

Por isso, quando uma equipe está desmotivada é preciso saber identificar o que está gerando isso para reverter a situação e oferecer o que ela busca para sua carreira. Antes que ela vá buscar em outro lugar. 

Os incentivos para ter um time motivado são diversos. Você pode oferecer um estímulo financeiro, um plano de carreira consistente, um projeto que seja desafiador, entre outras ações. 

2º Pilar: Comunicação

Se a motivação é o pontapé inicial da gestão estratégica de pessoas, a comunicação é a base para que tudo transcorra bem e gerar ótimos resultados. 

Uma comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias estimula o senso de dono nos colaboradores e faz com que os funcionários se sintam parte fundamental da empresa. 

Sem um diálogo, muitas informações se perdem no caminho. E isso abre precedentes para interpretações equivocadas e desentendimentos. 

Uma forma de melhorar a comunicação entre líderes e colaboradores é o feedback. Dar um retorno quanto ao desempenho do funcionário abre um canal de comunicação confiável.

3º Pilar: Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é um grande diferencial, e a gestão de pessoas deve criar um ambiente propício e utilizar ferramentas para incentivar isso. 

As pessoas são indivíduos complexos com vivências próprias, então é natural fazer ajustes para que todos trabalhem bem juntos. 

Afinal de contas, todos possuem um objetivo em comum: atingir as metas da empresa. 

A organização deve encorajar o espírito colaborativo para minimizar os conflitos e engajar a todos em uma crescente de resultados e disposição para que a empresa, como um todo, se desenvolva. 

4º Pilar: Conhecimento e Competência

Não existe funcionário pronto, todo conhecimento técnico pode ser ensinado e as competências podem ser desenvolvidas. 

A possibilidade de aprender e crescer na empresa é um dos motivos pelos quais os colaboradores se mantêm motivados. 

Uma empresa que valoriza isso e monta a melhor equipe possível para maximizar resultados, garante uma gestão de pessoas assertiva. 

Por isso, é essencial que na gestão de pessoal, os funcionários possam avaliar quais conhecimentos e competências precisam ser trabalhados para oferecerem o melhor de si. 

5º Pilar: Treinamento e Desenvolvimento

Por último e não menos importante, após identificar as lacunas que impedem os funcionários de alcançarem seu potencial, é hora de começar o treinamento e desenvolvimento.

Funciona como uma troca, a empresa incentiva a busca de conhecimento para que o profissional possa aplicar tudo no trabalho de forma eficiente. Assim todos crescem juntos. 

É uma excelente oportunidade para conversar com os funcionários e entender o que eles gostariam de aprender e se aprimorar. 

 

Cada um desse pilares exige trabalho e planejamento, mas são fundamentais para melhorar a rotina organizacional e os resultados da sua empresa. Como está a gestão de pessoas na sua organização? Consegue perceber esses pilares como base? Mas se você sente que essa gestão de pessoas pode ser melhorada, então converse com a gente. Podemos te ajudar!

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