Gerenciar é estar à frente de processos e ser responsável pela condução de pessoas diferentes em prol de um objetivo — sucesso organizacional — que permita o melhor aproveitamento do capital humano indispensável para o crescimento do negócio.

Dessa forma, a gestão humanizada é a melhor maneira de alinhar a satisfação pessoal da equipe com os objetivos da empresa. É preciso valorizar os profissionais e tratá-los de maneira adequada para que os processos sejam eficazes e a empresa caminhe sem gargalos.

Nesse modelo de gestão, o funcionário é visto como peça fundamental para o desenvolvimento organizacional e isso faz com que ele se sinta motivado a desempenhar um trabalho melhor e, paralelo a isso, as equipes tornam-se mais motivadas, eficientes e produtivas.

 

Os pilares da gestão humanizada

A gestão humanizada tem alguns pilares básicos de sustentação. Para que ela funcione, é necessário separar o trabalho em 3 etapas básicas, que serão também um guia para a implementação:

Observar

Inicialmente, observar os colaboradores e suas demandas é fundamental. Nesse primeiro momento será possível entender as subjetividades de cada pessoa, suas necessidades diárias em um ambiente de trabalho e como a empresa pode ajudar. Esse é o primeiro passo para conseguir humanizar a gestão.

Aproximar

A aproximação também é fundamental, talvez a parte mais importante para criar uma conexão e uma relação de confiança entre gestores e colaboradores. Os líderes têm importante papel nesses esforços, uma vez que os funcionários precisam sentir que têm suporte para trabalhar e liberdade para se expressar.

Adaptar

A adaptação da empresa às necessidades do colaborador é um pilar importante e que talvez seja o mais complexo. A empresa precisa estar aberta a mudar ideias, processos e conceitos, sempre entendendo como isso impacta na gestão de pessoas.

 

As vantagens que essa abordagem proporciona

A gestão humanizada traz benefícios concretos para as empresas. Eles podem ser observados desde os ganhos estratégicos até a mudança de status da empresa entre o mercado profissional. 

Redução do turnover

Durante muito tempo as empresas não foram lugares muito amigáveis aos seus funcionários. A pressão e a falta de flexibilidade na relação com o funcionário tornavam o local hostil, em que a cobrança era a única coisa que se sobressaía. Esse cenário certamente nunca foi saudável, ao ponto que os colaboradores mudavam de emprego assim que possível.

Para uma empresa, pode ser muito prejudicial perder um colaborador adaptado, com papel importante e que já está engajado com as metas. O problema maior é quando isso se torna ainda mais recorrente, gerando uma alta taxa de turnover. Se a sua empresa tem uma gestão humanizada e mais empática, a tendência é ter funcionários felizes e mais comprometidos.

Aumento da produtividade

O alto número de demandas e a pressão por resultados não são, necessariamente, fatores que garantem um alto nível de produtividade. Pelo contrário, ter essas questões dentro de uma gestão que não se preocupa com as subjetividades do profissional pode gerar um ambiente de pouca produtividade.

É sempre importante considerar que, para render bem, colaboradores precisam de suporte e tranquilidade para trabalhar. Se não faltar esses pontos e ainda existir a satisfação com sua posição na empresa e o clima organizacional, naturalmente eles terão um nível maior de produtividade.

Atração de novos talentos

Toda empresa que se preza por dar mais valor aos colaboradores e suas necessidades está sujeita a ser mais falada no mercado de maneira positiva. Isso desperta a atenção de colaboradores qualificados e que estão no mercado em busca de se desenvolver em empresas modernas.

Nesse movimento, a organização estará pronta para atrair as melhores pessoas, ou seja, a receber os novos talentos do mercado. Quem se prepara tem um ambiente mais receptivo a pessoas que são capacitadas e buscam uma posição em uma companhia mais flexível.

 

Você percebe que a gestão de sua empresa é humanizada? Consegue ver os benefícios e maior produtividade acontecendo?

Se a resposta for sim, isso é ótimo. Caso seja não, converse conosco. Podemos te ajudar a desenvolver esse tipo de gestão na sua empresa de forma mais rápida e eficiente.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria