Um pós-venda de sucesso é igual a um casamento feliz mesmo depois de 30 anos. Um faz agrados fora de hora, está sempre presente e gosta de mostrar para todo mundo como o outro é importante. Essas são formas de demonstrar interesse, atenção, mostrar todos os dias que a pessoa é única para você mesmo depois de anos.
Com a sua empresa, a lógica é a mesma. Você deve tratar seus clientes com a mesma paixão e entusiasmo de quando fez a venda. Mas a verdade é que a maioria esmagadora das empresas (84% para ser exato) se preocupa tanto em fechar negócio que não dá a mínima na hora do pós-venda.
Talvez você conheça a expressão “se não der assistência, abre para a concorrência”. Ela é muito usada em relacionamentos em que uma das partes se sente deixada de lado. E é exatamente o que acontece quando você encara pós-venda como a maioria das empresas: como apenas um atendimento que a empresa oferece ao cliente após ele comprar um produto ou serviço.
Digo isso porque pós-venda vai muito além. Não é apenas uma etapa que você faz depois de fechar negócio. Não é só “cumprir tabela”. E sim um dos fatores que seus clientes levam em consideração antes de comprar de você de novo. Ou seja, pós-venda é um dos motivos que determinam uma venda futura.
Pós-venda é mostrar que você se importa com a satisfação do seu cliente, com a felicidade dele em ter seu produto ou serviço. Porque o principal objetivo do pós-venda é a fidelização dos clientes.
Clientes fidelizados compram de você, não da concorrência. E você fideliza seus clientes quando mantém relacionamentos duradouros e de qualidade com eles mesmo após a venda!