Sabe aquela sensação de não sair do lugar, apesar de todo o esforço atribuído a um projeto? Trabalhar duro e ainda assim não perceber um avanço palpável desmotiva qualquer um.

É por isso que estabelecer metas para a empresa é tão importante.

As metas podem incluir a consolidação da marca no mercado, a expansão do mercado consumidor, a abertura de uma filial, o aumento do volume de vendas, a reestruturação dos processos internos, entre diversas outras.

Sejam quais forem os principais objetivos, o primeiro passo é traçar um bom planejamento. É essencial que a empresa saiba onde quer chegar, assim como as pessoas que trabalham nela.

Para ajudá-lo a entrar no novo ano com metas novas, preparamos um passo a passo de como definir objetivos para o seu negócio:

1. Faça uma análise do ano passado

Quando você inicia um processo de planejamento para o ano novo, é preciso considerar que você tem uma ótima fonte de dados em mãos: todo o desempenho da empresa no ano anterior. Ou seja, fazer uma análise dos resultados conquistados durante o ano é um ótimo primeiro passo para traçar objetivos para o negócio.

As metas do ano passado foram alcançadas? Quais foram os pontos positivos apresentados pela empresa? E quais foram as principais dificuldades enfrentadas? Essa análise pode incluir uma combinação entre dados objetivos e a observação feita sobre os aspectos subjetivos que foram relevantes no período.

2. Entenda o que você pode melhorar

Após feita uma análise inicial, você precisa buscar pelos pontos que pode melhorar para o ano novo. Afinal, cada empresa possui necessidades muito particulares. Enquanto uma organização precisa dar atenção às suas campanhas de marketing, outro negócio precisa otimizar a gestão de estoques ou a fidelização de clientes.

Para que você consiga visualizar exatamente quais são os objetivos para o negócio que as suas novas metas devem contemplar, pode utilizar algumas técnicas de avaliação:

Análise SOWT: consiste em uma avaliação sobre os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças a sua empresa.

Benchmarking: é uma estratégia de observação das outras empresas que atuam no seu nicho para identificar oportunidades de melhoria na sua empresa.

Pesquisa de mercado: além de avaliar os concorrentes, você também pode buscar mais informações sobre clientes, fornecedores e parceiros.

3. Estipule objetivos para o ano novo

Depois de fazer uma avaliação sobre os pontos de melhoria, é o momento de estipular objetivos para alcançar no próximo ano de atividades. Para colocar isso em prática, será necessário considerar todas as informações que foram levantadas até o momento – criando um plano estratégico personalizado para o seu negócio.

Para uma empresa que tem dificuldade na fidelização de clientes, o objetivo pode incluir ações com foco na retenção. Já para uma organização que busca expandir o mercado consumidor será preciso incluir objetivos de atração do público e aumento das vendas. Além desses fatores específicos, também é preciso manter o foco no crescimento – com objetivos de reduzir custos, aumentas vendas, buscar a inovação, entre outros.

4. Trace metas realistas

Por fim, você deve pegar os objetivos traçados e transformá-los em metas realistas. Se o objetivo é aumentar o volume de vendas, é preciso pensar como isso será colocado em prática. Você pode aumentar o tráfego qualificado, otimizar ações de marketing, expandir o mercado consumidor, modificar o mix de produtos, entre outras possibilidades.

Entretanto, traçar metas realistas requer uma atenção especial. É preciso considerar que essas metas devem ser claras, reais e atingíveis – reunindo as seguintes características:

Específicas

Mensuráveis

Alcançáveis

Relevantes

Temporais

 

Achou útil?  Se sente pronto para iniciar o ano novo com novas metas? Caso ainda sinta dificuldade em traçar os reais objetivos que sua empresa precisa atingir neste ano, converse com a gente. Podemos te ajudar a montar um planejamento estratégico para alcançar o sucesso em 2022.

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