Tão tradicional quanto a ceia natalina são as resoluções de fim de ano. Aquele momento em que paramos, avaliamos nossas metas e traçamos um novo planejamento para os próximos 365 dias. 

É por isso que é importante que você tenha em mente as suas resoluções pessoais e também os objetivos da empresa, para que possa fazer o planejamento empresarial para o ano que se inicia.

A virada de ano nos dá aquela sensação de ciclo encerrado e energias renovadas. É uma época de olhar para trás, registrar nossos avanços e percalços ao longo do ano que se foi, além de pensar no futuro e colocar na mesa nossas metas para o ano que vai chegar.

É claro que cada empresa tem suas próprias metas a serem atingidas no próximo ano, mas separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer esse planejamento:

 

Planejar suas ações

Lembre-se sempre de ser claro sobre sua estratégia e suas ações. É primordial saber seu objetivo, assim será mais fácil para você identificar quando a empresa desviar do caminho estabelecido. Com objetivos claros e definidos, você pode reparar coisas para retomar as rédeas e seguir o caminho planejado desde o início.

Incentivar bons hábitos no escritório

Algo que você deve ter em mente é que o principal motor da sua empresa são seus trabalhadores, por isso é importantíssimo leva-los em conta nas resoluções do Ano Novo. Você pode criar um espaço para eles fazerem pausas, conviverem, realizarem brainstorms, etc. Pequenas atitudes são capazes de aumentar a motivação e reter esses talentos na sua equipe.

Delegar responsabilidades

Esta é uma meta que pode ser difícil no início, mas, na verdade, você perceberá que é uma ótima opção! É importante delegar tarefas que possam ser feitas por outras pessoas, assim você terá mais tempo livre para cuidar de outras coisas importantes, além de demonstrar confiança nos seus colaboradores.

Trabalhar em equipe, no escritório ou remotamente

O trabalho em equipe é algo que se reflete nos resultados, é sempre importante manter um relacionamento cordial entre as diferentes equipes que existem em sua empresa. Pouco a pouco, trabalhar remotamente tem ganhado espaço entre as empresas, principalmente em startups que são identificados como sendo um pouco “menos fechadas” e têm a confiança de que o funcionário trabalhará, não importa onde esteja.

Organizar reuniões

Faça reuniões frequentemente com suas equipes para demonstrar interesse no trabalho deles e também para saber o que está acontecendo com seu negócio. Você pode organizar atividades para estimular a interação entre os funcionários, almoços e jantares são ótimos para criar um bom ambiente de trabalho.  Lembre-se de que um ambiente saudável é essencial para a empresa.

Comemorar os sucessos e as boas notícias

A boa notícia fica ainda melhor se for compartilhada! Leve em consideração cada realização ou objetivo alcançado e parabenize quem fez parte do processo. Este será um bom incentivo para todos os colaboradores que fazem parte do seu negócio.

Identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa

Conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio é uma prioridade, já que lhe dará mais motivação para melhorar sua empresa. Lembre-se de que você deve ser claro sobre a missão e a visão da sua empresa, assim será mais fácil identificar onde é possível melhorar. 

Dar atenção aos seus parceiros ou investidores

Como mencionamos anteriormente, os funcionários são o principal motor de sua empresa, mas os parceiros e investidores também são peça chave no sucesso do seu negócio. Faça reuniões mensais com eles para que eles saibam a importância que têm dentro da empresa, ouça suas propostas e preocupações.

 Aproveitar cada momento

Lembre-se de ver o seu negócio, o que foi graças à perseverança e confiança que você conseguiu, aplique-se e olhe para trás para ver o que você conseguiu e assim você pode continuar com motivação e inspiração para continuar crescendo.

 

Sabemos que não é fácil cumprir as resoluções que planejamos. Mas, com estratégia, comprometimento e as ferramentas certas, será mais fácil ter uma jornada de realizações para chegar mais longe e alcançar o sucesso no ano que vai começar.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria

E-mail: janay@janayconsultoria.com.br