Com o anúncio em 2021, pelo Facebook comunicando a mudança do nome para Meta e o investimento em tecnologias para o Metaverso. A partir, deste anúncio este conceito se popularizou entre outras marcas como Nike, Google e Microsoft, começaram a investir na construção do ambiente virtual. Além das grandes corporações, o Metaverso, pode ser utilizado em qualquer empresa que possua uma velocidade de conexão e infraestrutura de rede.
Nestes dois anos, muitas instituições tiveram que começar a se adaptar às novas tecnologias, incluindo o Metaverso. No ambiente de trabalho, o universo virtual surgiu para como uma alternativa para as reuniões de web conferência, protocolos e questões corporativas. Sendo a responsável por criar um ambiente alternativo, imersivo e acessível, de forma a ser informal para os colaboradores.
Podemos citar como exemplo do Metaverso, o uso da ferramenta de trabalho o coworking. Este modelo é baseado no compartilhamento de espaços e recursos de escritório, reunindo pessoas que não, necessariamente, trabalham juntas. Observando a demanda, o coworking no Metaverso, foi estabelecido para facilitar o acesso de forma simplificada e interativa.
Esta ideia surgiu com a demanda cada vez mais digital. No Metaverno é esperado que o coworking se torne uma tendência e que favoreça o acesso às pessoas que estão distantes e as junte em um ambiente interativo para fazer as reuniões ou eventos.
Já outro exemplo, é a jornada do colaborador, integrar e treinar novas pessoas à equipe pode ser mais atrativo através de avatares online. Mas não podemos esquecer os futuros profissionais especializados no Metaverso, uma vez que as empresas reconhecem a potencialização da aplicação da nova tecnologia.
Em um estudo do Instituto Ipsos mostra que cerca de 67% dos brasileiros concordam que, nos próximos 10 anos, o Metaverso deve impactar em áreas como aprendizagem virtual, entretenimento, trabalho e até mesmo em recursos de saúde. A pesquisa conversou com cerca de 21 mil pessoas – sendo 1 delas no Brasil. Isto é, esta novidade online não é limitada apenas aos jogos e, com a sua expansão, é possível que se torne uma realidade para as empresas.