
Motivos para fazer uma pesquisa de insatisfação interna
A pesquisa de satisfação interna é uma ferramenta estratégica do RH usada para coletar informações sobre o contentamento dos colaboradores com o trabalho. Ela traz uma série de benefícios para a empresa e vem sendo muito utilizada nas corporações pelo seu alto potencial de conscientização dos gestores sobre processos que estão sendo efetivos e aqueles que precisam ser melhorados. A pesquisa de satisfação interna é uma metodologia aplicada na empresa para saber como os colaboradores se sentem na corporação e no seu dia a dia de trabalho. Há vários métodos usados para esta modalidade de coleta de dados. Em geral, são questionários voltados para a experiência na organização. Contam com 3 a 4 perguntas que pedem que o trabalhador dê uma nota de 0 a 10 para alguns aspectos ligados ao contentamento com o trabalho. É fundamental lembrar que os dados devem ser utilizados para oferecer um retorno para os profissionais por meio de melhorias dentro do que há possibilidade. Sem isso, eles podem ter suas expectativas frustradas, o que gera insatisfação com o negócio.
Quais os benefícios deste método de avaliação?
Quando realizada com qualidade, a pesquisa de satisfação interna traz uma série de pontos positivos para a corporação.
1. Identificação de colaboradores detratores e reengajamento deles
2. Redução do custo de turnover
3. Criação de metas para o RH a partir de problemas reais
4. Obtenção de um canal aberto para receber sugestões
5. Identificação e resolução de conflitos
6. Aumento da produtividade
7. Redução do absenteísmo
8. Fortalecimento das lideranças
Com isso, é possível desenvolver estratégias para corrigir posturas que não são tão efetivas (como excesso de autoridade e falta de diplomacia) e fortalecer as ações que geram bons resultados.