Os impactos da pandemia e as incertezas causadas, trouxeram dúvidas sobre como será daqui para frente. E para esclarecer essas dúvidas é importante saber que o consumidor do futuro está preocupado com questões: sociais, ambientais e tecnológicas. Então para que seu negócio prospere é preciso se adequar a elas.

Os consumidores atuais estão divididos em quatro grupos:

Os preditores, que tem como traço o foco nas ações, buscam soluções, bem como serviços simples e certos. Os novos românticos, que focam na melhoria de vida, criam laços emocionais, se interessam por sustentabilidade, valores, saúde corporal e emocional.

Os condutores, que fazem várias coisas ao mesmo tempo e desejam flexibilidade. E por fim, os impossíveis, que têm foco em temas sociais e de saúde mental, voltados para o bem-estar.

Para te ajudar a se adequar no mundo empresarial de 2023 trouxemos algumas dicas:

1- Diversidade e inclusão: Se espera que as empresas se estejam preparadas, na prática, para lidar com públicos diversificados.

2- Transparência: Ter atendentes seguindo os consumidores em lojas físicas ou “programas de fidelidade” com cláusulas obscuras e juros altíssimos, já não é mais uma solução bem-vinda pelos mesmos.

3- Humanização: É necessário estar sempre atento às condições de saúde (física e mental) até experiências no ambiente de trabalho. Implemente melhorias e ofereça suporte mais adequado para seus funcionários e colaboradores.

4- Digitalização- Tendo a sua empresa no meio online o cliente poderá adquirir seus produtos e serviços a qualquer hora, em qualquer lugar. A loja digital vende 24 horas por dia todos os dias. Assim, gerando também mais lucros. Apesar de diferente do comércio presencial, o mercado eletrônico oferece um atendimento pessoal com várias experiências aos usuários, por ser prático, de fácil acesso e hoje uma das opções mais usadas.

5- Estender os canais de venda - Aposte nos canais que realmente fazem sentido para o seu público, tenha controle de qualidade sobre cada um, unifique as informações e foque em aprimorar a fluidez das jornadas do cliente.

6- Sustentabilidade - Essa é a nova base dos negócios. Essas questões têm se tornado tão fundamentais quando falamos em mercado e indústria que já é possível identificar uma espécie de setor econômico crescente originado dela. Pode-se investir em energias renováveis e emergentes como a solar, eólica e bioenergia, que são sustentáveis e começam a ganhar cada vez mais espaço nos negócios.

7- Bem-estar - Como forma de compensar os desgastes psicológicos vividos recentemente, as pessoas estarão propensas a buscar por “momentos de fuga” de distintas maneiras. O público estará ainda mais ávido pela procura de serviços que contribuam para o seu bem-estar.

8- Confiança – É um fator muito importante nesta nova era, já que eles estão em busca da verdade. Assim, com novas formas de segurança do usuário, com proteção dos dados digitais, e com o público mais interessado, conquistar clientes por meio da segurança é essencial.

9- Conheça o cliente - É preciso conhecer seu cliente. Qual deles é a base do seu público-alvo? Qual a melhor abordagem para atingir suas dores e necessidades? Como traduzir em roupas seus anseios, em um mundo em mutação cada vez mais rápida? Como alinhar a sua estratégia de identificação de marca com as novas tendências?

Espero que tenhamos ajudado e que você consiga se encaixar no mundo empresarial 2023 :)