Á medida que desenvolvemos a acuidade perceptiva, ficamos mais antenados com novas ideias, eventos, tecnologias e tendências interessantes. Expandimos nossa capacidade de enxergar de diferentes ângulos, discernir o que é importante e envolver outras pessoas na missão. Além de se beneficiar d diversos pontos de vista, você desenvolverá a capacidade de sua equipe de detectar mudanças mais cedo e criar a próxima curva de estrada.

Treine recuar seu negócio. Procure as irregularidades, contradições e anomalia do meio: coisas que diferem dos padrões familiares ou daquilo em que você sempre acreditou.

“Nenhuma lei pode impedir uma mudança social”.

Você precisa estar alerta para o que é novo e o que é uma irregularidade, contradição ou anomalia. De modo geral, somos capazes de consolidar as informações recebidas em menos de 30 segundos, e demoramos o mesmo tempo para avaliar se essas informações tem alguma importância: ”Estou diante de uma semente valiosa? ”; “ Se der certo, fará alguma diferença para mim ou para algum concorrente meu? ” “Será este um sinal de mudança iminente? ”. Depois, olhamos para trás para ver se estávamos certos. Esse processo é uma ferramenta bastante poderosa que vi muitos líderes bem-sucedidos usarem. Talvez você não detecte nada por dias ou semanas, mas a prática aperfeiçoará sua acuidade perceptiva.

A seguir, algumas anomalias a observar:

  1. Uma tendência em aceleração: dispositivos móveis representam mais de 17%, um aumento de 55% em relação ao ano anterior, explicando a letargia das vendas a varejos não virtuais.
  2. Um evento extraordinário: esse evento não precisa estar relacionado ao mundo dos negócios. Pode ser um evento social ou político.
  3. Potencial de escalabilidade: alguns garotos em idade escolar criaram um dispositivo capaz de fazer com que seu melhor produto se torne obsoleto. Quem poderia aprimorá-lo? Qual seria o melhor momento? Crie dois ou três cenários na sua cabeça. Se você estiver praticando a arte de estar atento aos sinais de alerta e aos possíveis catalisadores, será capaz de esboçar esses cenários e seus resultados, oportunidades e novações rapidamente, considerando, também, seu significado para diferentes protagonistas.

A maioria das previsões é feita a partir de dados do passado e identificação de padrões por meio de técnicas analíticas para prever o futuro comportamento. Isso pode ser útil, mas não basta.

Muitas sementes de mudanças estruturais aparecem, no início, como um desafio á equipe de vendas ou outros trabalhadores da linha de frente de uma empresa. Não raro, um líder vê vários trimestres de queda nas vendas e conclui que ou sua equipe não está trabalhando direito, ou um concorrente está fazendo melhor – ignorando sinais típicos de uma mudança estrutural em sua indústria ou ecossistema. Quem terá de lidar com toda a bagunça é o sucessor.

Existem muitas formas de classificar, filtrar e selecionar o que é importante no vasto e instável meio externo.