Comunicar que seu negócio está pronto no mercado é importante, mas prestar atenção à maneira como comunica é essencial.

Abrir a própria empresa é para os fortes. É necessário planejamento, clareza do plano de negócios, pesquisas locais, investimentos constantes, contratações... E imagine, depois de todo esse trabalho, perceber que seus potenciais clientes não conhecem sua marca! Todo o esforço terá sido em vão. Para isso, a divulgação de seu negócio é tão importante quanto equilibrar as contas ou assegurar a qualidade do seu produto ou serviço.

Também é preciso lembrar que o mundo está mais digital que nunca, portanto, sua maneira de ser e se comunicar precisa se adaptar aos mais diversos meios sem perder a essência. É preciso consistência na mensagem, verdade na comunicação e estrutura de manutenção.

Mas como fazer essa comunicação de maneira correta, quando se é um pequeno ou médio negócio, em que cada centavo é cuidadosamente aplicado em cada estágio previsto no plano de negócios?

Defina seus objetivos

Para garantir uma boa comunicação, é fundamental construí-la acima de objetivos bem alinhados. Para isso, existem ferramentas que auxiliam o empreendedor a entender o que é prioridade nessa construção. Duas delas são a análise SWOT e a análise SMART.

  • SWOT ou DAFO (Debilidades, Ameaças, Fortalezas, Oportunidades): Essa ferramenta possibilita ter uma visão ampla do cenário em que está inserido e, a partir daí, entender o que precisa ser feito para alcançar um bom plano estratégico. Lembre-se também em dividir essa análise em duas vertentes, interna e externa, criando uma avaliação para questões de dentro do negócio e para o mercado como um todo.
  • SMART (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal): Nesse esquema, comece por um grande brainstorming de metas e, em seguida, as separe nas categorias específicas. Em seguida, você pode filtrar os objetivos que realmente fazem sentido, verificando se o seu negócio possui os requisitos para atingir os resultados. Com essa tabela final em mãos, basta definir a logística para cada meta.

 

Ideias e mais ideias

Redes sociais como o Instagram e o Facebook são uma boa maneira de engajar o público de maneira segmentada e de fortalecer a marca com mensagens pontuais que tragam à tona a identidade, seja de maneira totalmente clara ou mais sutil. Já outras como Twitch TV chegam com um novo modelo de canal de TV online, em que é possível agregar conteúdo e ganhar dinheiro ali mesmo, como um braço do próprio negócio.

A divulgação 360 graus faz com que todos os meios possam convergir de alguma forma, sempre fluindo a favor das águas dos objetivos traçados. De nada adianta investir apenas na divulgação virtual, mas esquecer o velho boca a boca. A comunicação é feita do encontro entre os valores da empresa e os comportamentos do consumidor.

 

Fica claro que para colocar tudo isso em prática é necessário um bom planejamento e uma excelente estratégia. Se a sua empresa necessita investir em comunicação, mas não sabe por onde começar, converse com a gente. Podemos te mostrar o caminho de forma mais rápida e eficiente.

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