Você já se perguntou o que é planejamento estratégico? Sabe a importância que ele pode ter para a sua empresa?
Muito se fala sobre planejamento nos dias de hoje e também em diferenciais estratégicos. Mas somente quem entende o que é planejamento empresarial, desde sua definição, consegue traçar planos de ações práticos para impulsionar a empresa.
O planejamento é uma atividade constante na rotina dos gestores de negócios. Alguns planos são mais pontuais, como o que está por trás de um projeto de marketing ou do desenvolvimento de um novo produto. Outros são mais amplos e abrangem a organização inteira, como é o caso do planejamento estratégico.
Realizar um planejamento estratégico empresarial é uma forma inteligente de colocar uma organização na direção certa para a realização de seus objetivos de longo prazo.
Planejamento estratégico é um documento que estabelece a estratégia a ser adotada para que a organização possa atingir seus objetivos gerais.
Em outras palavras, ele determina diretrizes e ações necessárias para que a empresa possa sair de sua posição atual e chegar à posição desejada a curto, médio e longo prazo, concretizando suas principais metas a cada passo do caminho.
Por que fazer um Planejamento Estratégico?
Fazer um planejamento estratégico requer tempo e, especialmente, reflexão. Mesmo assim, a elaboração desse documento vale a pena, pois traz importantes vantagens para o negócio. Veja os principais motivos para se dedicar a essa tarefa:
- Dá a todos uma visão clara da empresa
O planejamento estratégico não fica apenas nas mãos do gestor; ele chega a todos que fazem parte da organização. Ao ter contato com esse documento, os colaboradores entendem melhor a identidade da empresa, os seus objetivos e a perspectiva que ela adota para concretizá-los.
Como resultado, existe um alinhamento mais forte entre profissionais e empresa. A tendência é que os colaboradores trabalhem de maneira mais coesa entre si, e também direcionem seus esforços para apoiar o avanço da estratégia do negócio.
- Transforma as estratégias em ações concretas
Muitas vezes, o empreendedor acredita que um planejamento estratégico não é necessário, pois ele já tem uma noção da sua estratégia para o negócio. No entanto, é no plano que essa estratégia é traduzida em ações concretas. Essas ações, então, permitem atingir os objetivos gerais da organização, saindo da posição atual da empresa e chegando à posição desejada.
Ainda existe quem aponte que, mesmo sem o planejamento estratégico, é possível atingir os objetivos e levar a empresa à posição desejada. Embora seja mesmo possível, o planejamento serve como um mapa, que torna os esforços do gestor e de sua equipe de colaboradores mais direcionados e assertivos. Assim, ele aumenta a eficiência e reduz o tempo necessário para alcançar as metas de crescimento do seu negócio.
- Integra toda a organização
Você já viu que um dos benefícios do planejamento estratégico é garantir que todos os colaboradores entendam melhor a organização da qual eles fazem parte. Porém, em uma situação ideal, os seus colaboradores não vão apenas ter acesso ao plano; eles vão participar da sua elaboração.
Como resultado, o processo de planejamento estratégico é uma oportunidade valiosa de integração entre todos os membros da organização. Ele abre portas para que esses profissionais expressem sua própria perspectiva sobre a melhor forma de concretizar os objetivos da empresa.
- Oferece vantagem competitiva
As empresas que contam com um planejamento estratégico têm uma vantagem em relação aos seus concorrentes que não se dedicaram a esta tarefa.
Como já dissemos, o planejamento estratégico é como um mapa. Portanto, você pode entender melhor essa dinâmica pensando na seguinte metáfora: a empresa que tem planejamento estratégico é como um barco que navega seguindo um mapa. Ele tem maiores chances de chegar ao seu destino rapidamente.
Enquanto isso, a empresa que não tem esse planejamento é como um barco sem mapa, que pode acabar dando voltas em círculos. Ela depende muito mais da intuição e da sorte para conseguir atingir os objetivos. O nível de controle do gestor sobre os resultados é consideravelmente menor. Esse barco também corre maior risco de tomar a direção errada e acabar afundando.
Diante disso, fica a pergunta: como elaborar um Planejamento Estratégico? O processo básico de elaboração de um planejamento estratégico empresarial envolve algumas etapas. No próximo post você vai descobrir quais são elas e o que deve ser feito em cada uma. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais também.
Instagram: @janayconsultoria
Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria