.jpg)
Qual a importância dos profissionais se prepararem para o futuro?
Qual a importância dos profissionais se prepararem para o futuro?
Quando o assunto é futuro do trabalho sempre nos vem a ideia do domínio tecnológico sobre os processos de produção. Mas saiba que este cenário vem sido previsto há mais de um século, com destaque para os estudos do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. O filósofo foi um dos primeiros teóricos a destacar que a revolução digital que estava por vir. Por ter falecido na década de 1990, ele não conheceu muitas das ferramentas que conhecemos hoje. Mas já sabia da importância das mudanças que estavam por vir e escreveu os primeiros ensaios que alinhavam a ciência e a tecnologia ao mundo como conhecemos hoje. Estamos em constante evolução: empresas, profissionais e processos. No entanto, mesmo que surjam novas ferramentas tecnológicas, será necessário pessoas que estejam preparadas e capacitadas para utilizá-la. Grandes líderes sabem disso. Por isso, ano após ano acontecem fóruns e outros eventos com o objetivo de discutir essas transformações, antecipar o futuro e se adaptar a elas da melhor forma. É o caso do relatório Future of Jobs. A edição pertencente ao Fórum Mundial The World Economic Forum (WEF) do ano de 2020, foram divulgadas as principais habilidades do futuro que todo profissional deve buscar desenvolver acompanhando o ritmo das mudanças. Abaixo citaremos as 8 principais habilidades:
resiliência;
tolerância ao estresse e flexibilidade;
inteligência emocional;
resolução de problemas;
criatividade, persuasão e negociação;
pensamento analítico e inovação;
liderança;
flexibilidade cognitiva.
Uma vez que os profissionais entendam a importância de desenvolver essas habilidades e realmente passam a buscá-las, as empresas também ganham, pois, talentos mais qualificados estarão disponíveis no mercado.
Mas é sempre bom reforçar que não basta esperar que esse profissionais qualificados apareçam. É preciso investir na formação deles, reforçando pontos fortes e aprimorando os fracos.