Você enfrentará ceticismo, e até resistência mesmo, ao conduzir seu negócio pela incerteza. Você precisará ter resiliência, uma convicção interna de que você é capaz de superar qualquer obstáculo que surgir, e força para executar suas metas de curto e longo prazo. Você também precisa estar atento à necessidade de clareza das pessoas em relação a um sentido comum de propósito e às questões práticas que desencadeiam medos, como planos de carreira e remuneração. Responder a uma mudança repentina, redefinir o caminho rapidamente e direcionar a organização com mão firma pode parecer uma missão impossível, mas esse é o desafio para o qual você se preparar para enfrentar.


A grande revelação


O que fazer quando a sua projeção de crescimento está muito aquém do planejamento? Uma opção é assumir uma postura defensiva, cortar custos e preparar-se para um resultado negativo. Outra opção é expandir a visão e buscar, decidido, novas oportunidades de crescimento. Quando a nova realidade se evidenciou, parte para o ATAQUE.


Hora de avaliar!!

Avalie a si mesmo em uma escala de 1 a 10:

  • Quão ágil e direcionável sua organização é em comparação com a velocidade das mudanças externas?
  • Poderia implementar as SPGs em sua unidade? Quais são os bloqueios previstos?
  • Preveniu explicitamente os nós de decisão de sua organização? Esses nós tem o tipo certo de expertise, recursos e lideranças para mover-se com velocidade?
  • Com que frequência você monitora e diagnostica os nós de decisão mais importantes? Você toma alguma medida corretiva, inclusiva a de substituir o líder, quando necessário?
  • Está disposto a tirar recursos e pessoas de partes da organização que estão se tornando menos importantes para o futuro da empresa? Descola recursos para financiar novas oportunidades de negócio?
  • Possui metas de curto prazo a cumprir ao longo do caminho maior? Equilibra foco e recursos entre o negócio atual e as atividades e investimentos que servirão para construir o futuro?
  • Quando vê novas oportunidades, solicita a participação de colegas, subordinados diretos e gestores, para que eles vejam o que você está vendo, sobretudo, o contexto externo que torna sua ideia atraente para os consumidores? No caso de CEOs, você tem o hábito de discutir com o conselho diretor sobre o contexto externo e novas oportunidades?

Estimular continuamente nossa forma de pensar e capacidade de autorreflexão é um aspecto fundamental para desenvolver e manter nossa vantagem ofensiva. Para ter sucesso nessa era de incerteza estrutural, você precisa das cinco habilidades seguintes. Avalie a si mesmo em uma escala de 1 a 10 e depois considere como melhorar.


Você também pode fazer uma autoavaliação geral utilizando estes critérios:


1. Acuidade perceptiva
2. Capacidade de enxergar oportunidades na incerteza
3. Capacidade de divisar um novo caminho e se comprometer com ele
4. Habilidade de realizar a transição para o novo caminho
5. Capacidade de fazer com que a organização seja direcionável e ágil