Simples assim. Um propósito real, verdadeiro e palpável dá um motivo tangível para que decisões sejam tomadas e, tarefas, executadas. Enquanto a missão descreve o negócio, a visão indica onde a empresa estará em alguns anos e os valores descrevem a cultura, o propósito inspira e dá orientação prática.
Propósito é algo que move pessoas. No fundo, ninguém gosta de “fazer por fazer”. Em uma empresa, ter propósito é ter uma razão para funcionar, o que certamente define a marca e a cultura organizacional. Resume os valores históricos, éticos, emocionais e práticos da empresa.
Um propósito bem definido faz parte da estratégia de atuação do negócio, alinhando e engajando os envolvidos. A presença ou a falta de propósito está refletida na atuação dos colaboradores. Eles podem simplesmente trabalhar para garantir o emprego ou porque, de fato, querem fazer a diferença, a partir do propósito disseminado na cultura organizacional.
Como resultado, o cliente percebe isso no resultado das entregas e acaba tornando-se fiel, ou, até mesmo, um fã declarado da empresa, ajudando a divulgar os produtos ou os serviços recebidos.
Você já se perguntou qual o propósito da sua empresa? Saber disso pode resultar em equipes mais engajadas e consumidores fiéis. Pense nisso. A hora é agora!