É preciso entender que suprir necessidades, como a se alimentar ou se abrigar do frio, e ainda ter equipamentos de trabalho e instalações, não são fatores que ajudam na motivação de equipes. Em primeira instância, elas apenas permitem que se inicie um trabalho de motivação.

Entender como melhorar o ambiente de trabalho é uma etapa zero da motivação de equipe. A verdadeira motivação em equipe vem dos ganhos que ultrapassam este mínimo aceitável. Para isso, é preciso entender os desejos e necessidades da equipe para conseguir motivá-la. E isso só é possível conhecendo bem sua equipe.

No entanto, vamos listar algumas técnicas e ações práticas que você pode usar para a motivação de equipes em seu ambiente de trabalho. São iniciativas que você mesmo pode implementar. Se está enfrentando dificuldades para desenvolver ações de motivação de equipe, vale a pena a leitura abaixo.

 

Esteja presente e mostre seu apoio e interesse

Cumprimentar todo mundo com um educado e (por que não?) Caloroso bom dia (sem cinismo) já é um ótimo passo. Mas reserve um momento do dia para visitar cada equipe, perguntar como estão, se precisam de algum auxílio ou orientação. É evidente que esta atitude para “da boca para fora”, de nada vai valer. Mas, ao se sentir prestigiada e apoiada, o time tende a se motivar.

Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa

Saber onde a empresa quer chegar é muito importante. Mais importante ainda é saber como a alta direção planejou tudo isso, quais as estratégias e táticas envolvidas. E, nesse contexto, onde entra o papel do colaborador, qual sua importância nisso tudo? Ao perceber que seu desempenho é tão importante e valorizado quanto o de qualquer outro, o funcionário tende a se achar reconhecido, aumentar sua motivação.

Integre diferentes equipes

O sentimento de que “todos estamos no mesmo barco” é muito saudável e, com certeza, fator de união e motivação de equipe. Por isso, promova reuniões em cada equipe, mesmo de outros setores, exponha suas dificuldades do dia a dia. Se acontecer um diálogo agradável e um sentimento de empatia se estabelecer, os resultados extremamente motivadores.

Valorizar como ideias e iniciativas dos colaboradores

Muitas pessoas sentem motivadas com desafios, outras buscam reconhecimento. Para ambas, saber que suas opiniões e sugestões são ao menos ouvidas com atenção já é um importante passo para a motivação de equipes. Uma maneira de conseguir isso é a famosa caixa de sugestões, mas com um concurso solicitando ideias para solucionar um problema específico da empresa, com um prêmio interessante. Isso terá efeitos motivacionais na equipe muito mais acentuados.

Reconheça aqueles que se destacam

É preciso ter tato e cuidado nesse momento. Afinal, dependendo do estilo da equipe, este reconhecimento pode ser mais bem aproveitado se feito em particular. Mas, se você perceber que é um consenso no grupo, faça os elogios em público, sem esquecer de mencionar a colaboração dos demais.

Inspire pelo exemplo

Um excelente método para a motivação da equipe é fazer o que se diz. Um bom líder mostra que mais que dar ordens ou orientações ele também segue à risca tudo que pede é muito mais valorizado pelo tempo, que se sente motivado e inspirado a seguir seu exemplo.

Ofereça benefícios na forma de parcerias

É muito comum que grandes empresas ofereçam descontos para que seus funcionários usem academias, escolas de inglês, restaurantes e até cinemas. Mas esta prática não é exclusiva das grandes corporações. Qualquer empresa pode entrar em contato com outras e propor este tipo de parceria. Experimente e veja os resultados na motivação de suas esquipes!

Celebre as vitórias!

Não é preciso dar grandes festas a todo momento. Basta ser proporcional ao retorno conseguido. Ao atingir as metas de um grande projeto, nada mais justo que sair para comemorar ou mesmo organizar uma pequena reunião na própria empresa. Festas de final de ano também podem ser usadas para relembrar esses momentos. Mas uma festinha por um motivo especial sempre ajudará muito na motivação da equipe!

 

Agora você já conhece algumas técnicas certeiras de motivação de equipe. Mas lembre-se que, acima de tudo, uma equipe é motivada por uma boa gestão e pela liderança. Por isso, não deixe de acompanhar nossas redes sociais. Sempre trazemos temas e matérias que vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal e também no desenvolvimento de todos os colaboradores dentro de uma organização.

Instagram: @janayconsultoria

Facebook: https://www.facebook.com/janayconsultoria